18/02/2021 4:53 pm

Seduc realiza formação de elaboração da matriz curricular sintética para Gestores e Professores dos Centros Educa Mais

Foto: Divulgação

Esta quinta-feira (18) foi de muita aprendizagem e retomada dos planos de ação para o 3º fórum de estruturação da matriz sintética para a execução do nivelamento 2021, por meio de formação realizada com gestores e professores dos Centros Educa Mais.

A formação, que ocorreu de forma presencial no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré com todos os cuidados necessários, tem como objetivo potencializar as intervenções pedagógicas dos centros de tempo integral e unificar a matriz sintética da rede. A ação é administrada pela equipe da Supervisão dos centros de educação em tempo integral (Supceti).

“Temos reunido aqui por área de conhecimento, professores e representantes de cada um dos componentes curriculares, que estão discutindo as habilidades essenciais e os objetos de conhecimentos prioritários para a estruturação dos ciclos de aprendizagem do currículo continuo, proposto pela Secretaria de Estado da Educação. As escolas de tempo integral nessa perspectiva formataram uma matriz sintética prioritária que será executada em toda a rede Educa Mais, dessa forma nós teremos um trabalho de nivelamento, aprofundamento e recuperação das aprendizagens de forma mais sistematizada como a intencionalidade pedagógica bem definida e mais assertiva”, explicou a supervisora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo.

A ação contou com a participação de gestores pedagógicos e professores de cada área do conhecimento dos componentes curriculares.

De acordo com a gestora pedagógica do Centro Educa Mais Dayse Galvão, Fernanda Maciel, esse momento é de suma importância, pois é possível debater com as demais escolas informações que sejam cruciais para as soluções de problemas na educação.

“A construção de uma matriz curricular sintética coletiva, a partir de uma visão de professores de vários contextos, é um momento ímpar na educação maranhense. A gente estava acostumado a trabalhar de maneira isolada, quando a gente parte para uma visão de uma construção coletiva, passa a ver os problemas de maneira coletiva e começa também a construir soluções em rede. Eu acho que esse momento aqui é crucial para que a gente consiga continuar o desenvolvimento e o crescimento que até aqui nós já conseguimos alcançar”, ressaltou Fernanda Maciel.

Para a professora de Língua Portuguesa do Centro Educa Mais Y Bacanga, Elaine Natalha, o momento também é de muita importância, que vai ajudar tanto os professores no alinhamento dos materiais que serão trabalhados, como no aprimoramento do conhecimento dos alunos.

“A importância desse trabalho está justamente em organizar os conteúdos que serão trabalhados como matriz curricular para todas as escolas de tempo integral. Então, a importância maior é exatamente para tentarmos unificar o conhecimento dos nossos alunos, aprimorar a questão da linguagem dos gêneros textuais, do conhecimento deles como um todo na área linguística”, concluiu Elaine Natália.

Texto: Matheus Sthwart
18/02/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI