15/04/2021 5:41 pm

Seduc realiza formação de nivelamento para professores da rede integral

A equipe pedagógica da Supervisão dos Centros Educa Mais realizou, nesta terça (13) e quarta-feiras (14), Formação de Nivelamento com a participação de gestores pedagógicos, professores coordenadores de Área (PCA) de linguagens, Ciências da natureza e Matemática. A ação foi realizada nos 55 Centros Educa Mais, por meio da plataforma Google Meet, e foi dividida em 2 grupos, com duração de 8 horas.

O objetivo da formação é possibilitar a apreensão de novos conhecimentos sobre o nivelamento nas escolas, fazendo uma reformulação estratégica do que já foi discutido em anos anteriores. De acordo com Supervisora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo, a formação é um trabalho pensado desde a implementação do modelo integral na escola.

“Nós estamos desenvolvendo uma ação estratégica para toda a rede Educa Mais, com foco no trabalho de nivelamento. Esse é um trabalho já vem sendo executado desde o processo de implementação das escolas em tempo integral, e é uma das etapas que fazem parte do modelo pedagógico institucional dos centros. O objetivo é promover maior interação entre estudantes e educadores, por meio da utilização de plataformas de ‘gameficação’, e ‘ressignificando’ também, atuações que potencializem as competências e habilidades dos jovens”, destacou.

Raquel Melo também ressaltou a importância da obtenção de resultados concretos, por meio de avaliação diagnóstica. “O foco prioritário é no trabalho específico dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. A gente trabalha a partir da análise dos indicadores de resultados advindos da avaliação diagnóstica de entrada do que foi efetivada em toda a rede com boa adesão dos nossos jovens, que serão objetos do trabalho intencionalmente programado pela equipe pedagógica da supceti. Nós desenvolvemos algumas sequências didáticas orientadas e sequências de gameficação que foram discutidas, junto com os educadores, ao longo desses dois dias, para alinhar o formato da proposta à realidade específica de cada unidade”. Finalizou.

O Coordenador Pedagógico dos Centros Educa Mais, Hebbglaydson Luís, destacou que a formação serve para traçar planos estratégicos para o fortalecimento da educação no Estado, que foi afetada, significativamente, pela pandemia da covid-19.

“Esse nivelamento consiste em organizar estratégias e fazer um plano de ação para recuperar as aprendizagens fragilizadas dos nossos alunos, que estão entrando no 1º e 2º anos, pois no ano passado tiveram dificuldade na aprendizagem, por conta da pandemia. A gente tenta ressignificar esse nivelamento, por meio de conceitos modernos, onde a atuação do professor vai além de trabalhar com questões de exercícios. O professor precisa saber lidar com indicadores, entender o processo de resultado, criar e avaliar itens, e trabalhar com habilidades fragilizadas, identificando-as dentro dos conteúdos que está trabalhando”, ressaltou.

A Gestora pedagógica do Centro Educa Mais Dayse Galvão, Fernanda Maciel, reforçou que a formação de nivelamento é uma ação necessária principalmente nesse período pandêmico, onde os alunos se encontram mais vulneráveis.

“Realizamos a formação em nivelamento com os coordenadores das áreas de Linguagem, Matemática e também com os gestores pedagógicos dos centros Educa Mais, visando ao fortalecimento dessa frente para fazermos uma reflexão coletiva acerca do nivelamento que, nesse período pandêmico, mostra-se muito mais acentuado. Uma ação de recuperação de aprendizagem se torna extremamente necessária nas habilidades essenciais de Português e Matemática que vão ajudar na aprendizagem dos estudantes destas disciplinas e também nos demais componentes curriculares”, concluiu.

Fonte: Seduc
Data: 15/4/2021
Fotos: Divulgação
Texto: Matheus Sthwart

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