5/12/2019 12:04 am

Seduc realiza formação em aprendizagem socioemocional e protagonismo para profissionais dos Centros Educa Mais

Professores, gestores, coordenadores e técnicos da URE participam de Formação Socioemocional e Protagonismo em São Luís

Professores, gestores, coordenadores e técnicos da URE participam de Formação Socioemocional e Protagonismo em São Luís

Cerca de 130 profissionais da educação, dos 36 Centros Educa Mais, entre gestores gerais, pedagógicos, coordenadores da área de Humanas e Técnicos Focais das Unidades Regionais de Educação (Ure’s) estão reunidos em São Luís para a Formação em Aprendizagem Socioemocional e Protagonismo. A capacitação, que iniciou nesta quarta-feira (04), se estenderá até a próxima sexta-feira (06).

A formação é realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e tem como intuito incorporar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes, visando a uma educação plena, que considere o ser humano em sua integralidade.

Renata Faustino, uma das consultoras do ICE que ministram a formação, afirmou que a capacitação tem grande relevância na vida de estudantes e profissionais da educação, porque discute valores humanos e protagonismo que hoje são indispensáveis para a construção de uma educação integral.

Renata Faustino, consultora da ICE, palestra sobre valores socioemocionais

Renata Faustino, consultora da ICE, palestra sobre valores socioemocionais

“Nós acreditamos no ideal formativo para auxiliar o estudante a encontrar o seu caminho e se transformar em um jovem autônomo, solidário e competente, principalmente voltado aos valores do século 21. Acreditamos que ele não só está na escola de tempo integral, mas está de forma integral, principalmente, nessas questões formativas. Então, contribuir com essas equipes escolares, na perspectiva do desenvolvimento desses jovens, é um imenso prazer”, externou.

A consultora Pedagógica do ICE, Rayssa Winnie Aguiar, declarou que esses momentos são importantes porque ampliam os conhecimentos sobre as práticas e metodologias realizadas dentro da escola, na perspectiva das habilidades socioemocionais.

“Essa formação é superimportante para os profissionais da educação, porque auxilia no seu trabalho dentro da escola. A gente traz um tema de forma geral e aprofunda para que esses profissionais, quando voltarem para as escolas, consigam ter mais estrutura para dar continuidade nos seus trabalhos”, afirmou.

“Essa formação é muito importante, porque além de atender as competências do século 21, que busca responder os problemas de cunho socioemocional, também fortalece o protagonismo, onde o estudante constrói o seu projeto de vida. Então, precisamos ter a consciência de que a formação continuada faz com que se materialize o modelo da escola”, expressou Galdino Gusmão, gestor Pedagógico do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré.

O supervisor dos Centros de Educação de Tempo Integral da Seduc, Moisés Dias Sá, destacou a importância da formação.“A ideia da aprendizagem socioemocional é justamente trabalhar todas as possíveis influências que interferem no aprendizado do estudante e buscar alternativas para solucionar os problemas, sejam eles psicológicos, familiares, sociais. A formação dá alternativas para que esses problemas sejam superados”, finalizou.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
Fotos: Antonio Martins
04/12/2019

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