30/03/2017 3:43 pm

Seduc realiza II webconferência Projovem Campo Saberes da Terra

campo

Grupo de Estudos durante aula campo do Projovem na comunidade de Santa Maria, em São José de Ribamar

Com o objetivo de fortalecer os conhecimentos sobre Educação do Campo e compreender os processos de territorialização da Agricultura Familiar com enfoque no desenvolvimento sustentável, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta sexta-feira (31) a II Webconferência do Projovem Campo – Saberes da Terra, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), transmitida por meio da UEMANET.

Organizada pela Supervisão de Educação do Campo, a formação é destinada a 80 profissionais que atuam nas turmas que compõem a I oferta – versão 2014 do programa, pertencentes a nove Unidades Regionais de Educação (UREs). Participarão os municípios de Zé Doca, Carutapera, Maracaçumé, Amapá do Maranhão, Vitorino Freire, Coelho Neto, Paraibano, Chapadinha, Timbiras, Alto Alegre do Maranhão, Graça-Aranha e Cajari, além de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, com o alcance a 16 turmas e 350 estudantes.

Nessa etapa da Webconferência, os eixos temáticos terão como base a ‘Economia Solidária’ e a mediação será feita pelos coordenadores e formadores do Projovem Campo – Saberes da Terra.

O Projovem Campo/Saberes da Terra é uma ação do Pronacampo/MEC/FNDE, com carga horária de 2400 horas, sendo 1.800h – tempo escola, e 600h – tempo comunidade. É voltada para a Educação de Jovens e Adultos do campo, ofertando de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, com qualificação social e profissional para agricultores e agricultoras familiares na faixa etária entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever.

O objetivo é elevar a escolaridade de jovens e adultos agricultores, tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental; proporcionar qualificação social e profissional aos jovens agricultores; contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais integrantes do projeto e fortalecer o regime de colaboração entre Estado, municípios e sociedade civil organizada na promoção da Educação do Campo.

O programa Projovem Campo Saberes da Terra baseia-se na Pedagogia da Alternância que combina dois tempos educativos: Tempo – Escola (período de atividade na escola) e o Tempo – Comunidade (período de atividades na comunidade) com a proposta de currículo integrado a partir de três elementos: eixos temáticos de estudo, área de conhecimento e arco ocupacional.

30/03/2017 3:43 pm

Seduc realiza II webconferência Projovem Campo Saberes da Terra