11/10/2023 4:53 pm

Seduc realiza lançamento da Jornada de Formação de Professores em competências digitais

A Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Natura, lançou nesta terça-feira (10), pela Plataforma Digital Gonçalves Dias (Youtube), a Jornada de Formação em Competências Digitais para Profissionais da Rede Estadual de Educação.

A Jornada vai apoiar as equipes escolares, a fim de ampliar e aprimorar as práticas pedagógicas dos docentes, gestores e a equipe técnica da Seduc através de formação para o uso consciente, seguro e intencional de Recursos Educacionais Digitais (REDs) e outros métodos tecnológicos.

No âmbito da proposta, será realizado o diagnóstico da rede para identificar o nível de apropriação do uso de tecnologias em sala de aula. Assim, os docentes realizarão uma autoavaliação por meio do Guia EduTec, um instrumento desenvolvido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB0), que apoia escolas e redes na adoção de tecnologia educacional.

“O Guia EduTec é uma ferramenta on-line e gratuita que faz um diagnóstico do nível de adoção de tecnologia educacional por professores e escolas de redes públicas de ensino, por meio de um questionário com 23 questões relativas às áreas pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional”, explica Adelaide Diniz, Superintendente de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem (Sagea).

Critérios de avaliação

O guia EduTec realiza o diagnóstico baseado nos seguintes critérios:

Exposição – Quando não há uso de tecnologias na prática pedagógica ou quando o professor requer apoio de terceiros para utilizá-las. E também quando o uso é apenas pessoal. O professor identifica tecnologias como instrumento, não como parte cultural.

Familiarização – O professor começa a conhecer e usar pontualmente as tecnologias em suas atividades. Identifica e enxerga tecnologias como apoio ao ensino. O uso de tecnologias está centrado no professor.

Adaptação – As tecnologias são usadas periodicamente e podem estar integradas ao planejamento das atividades pedagógicas. O professor identifica as tecnologias como recursos complementares para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Integração – O uso das tecnologias é frequente no planejamento das atividades e na interação com os alunos. O professor trabalha com as tecnologias de forma integrada e contextualizada no processo de ensino e aprendizagem.

Transformação – Quando o professor usa as tecnologias de forma inovadora, compartilha com os colegas e realiza projetos colaborativos para além a escola, mostrando-se maduro digitalmente. Ele identifica as tecnologias como ferramentas de transformação social.

Prazo

O período para preenchimento da autoavaliação do Guia EduTec para os docentes e o questionário de diagnóstico de infraestrutura teve início esta semana e vai até o dia 31 de outubro.

A partir dos resultados coletados, a rede poderá planejar as formações que serão oferecidas durante a Jornada de Formação em Competências Digitais, com assessoria dos institutos parceiros.

A proposta está programada para ser desenvolvida em 2023 com a formação da equipe técnica da Seduc e em 2024, com a equipe de gestores e docentes. Havendo momentos síncronos liderados por formadores das equipes estaduais da sede e regionais, além de momentos presenciais lideradas pelas equipes de gestão pedagógica das escolas.

“Essa formação é um marco muito importante para a Secretaria de Educação do Maranhão, por estar trazendo a tecnologia para ser aliada do professor em sua prática pedagógica”, destaca Karina Vieira, representante do Instituto Natura, que participou do lançamento da Jornada de Formação.

Também participaram do lançamento, Adelaide Diniz, superintendente da Sagea; Lia Roitburd, representante da Telefônica Vivo; Cidelma Anes, coordenadora de projetos do Sincroniza Educação; Sayuri Masukawa, consultora sênior do Sincroniza Educação e as intérpretes de libras Deyaranin e Edna Luz.

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