Para organizar um diagnóstico do desempenho escolar, que subsidie a elaboração de políticas educacionais e intervenções necessárias junto às escolas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Unicef, deu início, nesta segunda-feira (16), a uma pesquisa sobre o nível de alfabetização em nove escolas indígenas e 12 quilombolas, que atendem cerca de 700 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
A pesquisa, que será realizada por amostragem, visitará 21 escolas nos municípios de Barra do Corda, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Amarante, Montes Altos, Araguanã, São Luís Gonzaga do Maranhão, Buriti, São João do Soter, Vargem Grande, Matões do Norte, Icatu.
“O levantamento do nível de alfabetização nas escolas indígenas e quilombolas, configura-se em uma ação importantíssima, pois entendemos que é uma oportunidade de termos uma amostra, por meio de pesquisa com instrumentos específicos sobre as habilidades de leitura e escrita em língua portuguesa, dentro do contexto cultural desses estudantes”, explicou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Nádya Dutra.
De acordo com Nádya Dutra, a pesquisa subsidiará a elaboração e implementação de políticas e programas de intervenção pedagógica que possam qualificar as práticas de ensino nessas comunidades.
Fonte: Seduc
Texto: Luana Muriella
Fotos/Lauro Vasconcelos
17/05/2016 9:30 pm
Para organizar um diagnóstico do desempenho escolar, que subsidie a elaboração de políticas educacionais e intervenções necessárias junto às escolas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Unicef, deu início, nesta segunda-feira (16), a uma pesquisa sobre o nível de alfabetização em nove escolas indígenas e 12 quilombolas, que atendem cerca de 700 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
A pesquisa, que será realizada por amostragem, visitará 21 escolas nos municípios de Barra do Corda, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Amarante, Montes Altos, Araguanã, São Luís Gonzaga do Maranhão, Buriti, São João do Soter, Vargem Grande, Matões do Norte, Icatu.
“O levantamento do nível de alfabetização nas escolas indígenas e quilombolas, configura-se em uma ação importantíssima, pois entendemos que é uma oportunidade de termos uma amostra, por meio de pesquisa com instrumentos específicos sobre as habilidades de leitura e escrita em língua portuguesa, dentro do contexto cultural desses estudantes”, explicou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Nádya Dutra.
De acordo com Nádya Dutra, a pesquisa subsidiará a elaboração e implementação de políticas e programas de intervenção pedagógica que possam qualificar as práticas de ensino nessas comunidades.
Fonte: Seduc
Texto: Luana Muriella
Fotos/Lauro Vasconcelos
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