14/05/2021 12:11 pm

Seduc realiza reunião de alinhamento com representantes estaduais e municipais da URE de Itapecuru-Mirim

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, na última quarta-feira (12), reunião de alinhamento com gestores estaduais e dirigentes municipais da Unidade Regional de Educação de Itapecuru-Mirim, para tratar sobre o tema: “A gestão estadual em Regime de Colaboração e o Fortalecimento da Aprendizagem”.

A reunião, que aconteceu de forma presencial respeitando todos os protocolos e medidas sanitárias de combate à Covid-19, foi realizada no Centro Educa Mais Ayrton Senna, em Itapecuru-Mirim, e contou com os esclarecimentos do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, da supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Fernanda Ferraz, além da presença de autoridades políticas locais como os deputados: Marreca Filho, federal, e Wendell Lages, estadual; e os prefeitos dos municípios vizinhos de: Cantanhede e Anajatuba, Zé Martinho e Helder Aragão, respectivamente.

Felipe Camarão relembrou que diálogos como esse são práticas recorrentes da Seduc, mas que – por conta da pandemia do novo coronavírus – em 2021, vinham acontecendo apenas de maneira remota.

“Reabrimos o nosso diálogo com todas as unidades regionais de educação, ação que realizamos desde o primeiro dia do mandato do governador Flávio Dino, sempre de forma presencial, muito humana e fraterna; continuamos a fazer durante a pandemia de maneira remota. E hoje, graças a Deus, pudemos fazer uma reunião presencial, mas seguindo todos os protocolos de segurança”, disse Camarão.

O secretário destacou, ainda, a importância de momentos como esse, importantes para ressaltar as ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, e ainda levar esclarecimentos a gestores estaduais e municipais sobre planejamento pedagógico, calendário escolar, além de medidas que devem ser seguidas para quando do retorno às aulas presenciais.

“Debatemos com todos os secretários e secretárias de Educação e prefeitos presentes e todos os gestores escolares das escolas da unidade regional de educação de Itapecuru muitos assuntos importantes relativos ao planejamento pedagógico, calendário letivo e o possível retorno às aulas no segundo semestre, após a segunda dose da vacinação para os profissionais da educação. Enfim, muitos temas que vão resultar em uma aprendizagem adequada aos nossos estudantes. É a determinação do governador Flávio Dino: diálogo franco, transparente e solidário”, complementou Felipe.

O Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem é uma iniciativa do Governo do Maranhão, instituído em 2019 no âmbito da Política Educacional Escola Digna, e reforça a colaboração entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação, fortalecendo o regime de colaboração por meio do desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores e a concretização das metas dos Planos de Educação, especialmente da alfabetização e aprendizagem na idade certa de todas as crianças do Maranhão.

A supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Fernanda Ferraz, também presente à reunião, apresentou dados sobre os índices educacionais da Regional e comentou sobre a importância desse diálogo in loco com os dirigentes regionais para o fortalecimento desse Pacto.

“Esse é um momento de extrema importância, de reafirmar o direito à educação de todo estudante, e de retomar com força total esse planejamento. Um momento de alinhar também as formações que vêm sendo realizadas nos municípios, por meio do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem. Abordamos também um pouco dos indicadores de cada município, mostrando o quadro com a situação de cada um, dentro dos índices da educação”, ressaltou Fernanda.

O evento reuniu representantes dos 12 municípios da unidade regional entre: gestores escolares, secretários municipais e autoridades políticas locais.

“É um momento de acolhimento, de parceria em que nós vamos discutir o que podemos fazer para que o Maranhão, os nossos alunos e o nosso município cresçam cada dia mais. O Pacto pela Aprendizagem existe justamente para que os nossos municípios ganhem, o nosso estado ganhe, para que os nossos estudantes ganhem. Então, é muito importante a presença do nosso secretário hoje aqui, dos gestores e secretários municipais, pois tudo é uma parceria. É isso que significa o Pacto pela Aprendizagem, parceria. E parceria significa crescimento”, afirmou Gil Santos, gestora da Unidade Regional de Educação de Itapecuru-Mirim.

“Tivemos a oportunidade de escutar os planejamentos e parcerias que vão ser estabelecidas junto à rede municipal para que possamos apresentar uma educação com maior eficiência e qualidade, em tempos de pandemia. Estivemos aqui presentes, junto com vários gestores escolares, secretários de educação, prefeitos, vereadores, e com certeza esse momento foi importantíssimo para que houvesse esse alinhamento em prol da melhoria da educação no Maranhão”, disse Felipe Sampaio, gestor geral do Centro de Ensino Professor Antenor Bogea, em Matões do Norte.

Certificação

Ainda durante a reunião técnica, o secretário Felipe Camarão certificou os secretários municipais que se destacaram nas ações do Projeto Busca Ativa Escolar, realizado por meio de parceria entre a Seduc e o Unicef, e que tem como objetivo ajudar os municípios a combater a evasão e exclusão escolar.

Desta forma, foram certificados os secretários dos municípios de: Belágua, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, Urbano Santos e Vargem Grande, pelo reconhecimento ao mérito na Busca Ativa Escolar.

“Muita alegria e emoção no sentido de que o secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, vem ao nosso encontro para dialogarmos e nos orientar em busca de melhorias para educação. Além disso, ele veio também parabenizar a todos nós – secretários de educação – pelo empenho no projeto de Busca Ativa Escolar em seus municípios e esse é muito mais do que um Pacto pela Aprendizagem, é um olhar diferenciado para a educação do Maranhão, para as redes municipais – uma vez que essa parceria entre Estado e municípios só vem trazendo muitos benefícios e garantindo uma educação de qualidade e efetiva para todos os alunos do Maranhão”, comentou Darliane Figueiredo, secretária municipal de Educação de Presidente Vargas.

 

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos
13/05/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI