3/09/2021 6:38 pm

Seduc realiza Roda de Conversa para discutir os desafios do Ensino Médio no Maranhão

Com o intuito de ampliar o debate sobre os desafios do Ensino Médio no Estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta sexta-feira (3), uma Roda de Conversa com instituições educacionais públicas e privadas, sindicatos e entidades sociais, para discutir o tema “Dialogando sobre a reorganização curricular no Ensino Médio do Maranhão”. O evento foi transmitido às 9h30, pelo Canal YouTube desta Secretaria.

A programação faz parte da articulação e mobilização institucional do Comitê de Implantação do Novo Ensino Médio, instituído pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) e a Seduc, por meio da Supervisão de Currículo.

O encontro recebeu elogio de diversos participantes, entre eles o da Rainilde Campos. “Falas riquíssimas que nos levam a importantes e profundas reflexões, e nos colocam, ainda mais, com a responsabilidade de aproximar o currículo proposto com a formação ideal para nossos estudantes”, exprimiu.

A supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Eliziane Carneiro, ressaltou que a Seduc está à disposição para atender todos os segmentos da sociedade, em busca do fortalecimento da educação no estado, e destacou a importância do debate, para a construção coletiva de um currículo que atenda aos anseios de toda a comunidade escolar do Maranhão.

“Esse diálogo é muito importante para a construção do currículo, é um desafio para toda a educação brasileira e o Maranhão está nesse universo da discussão. A Secretaria de Estado da Educação está sempre aberta para esse diálogo, para essa construção coletiva e garantir o desenvolvimento do protagonismo juvenil dos estudantes. A nossa intenção é buscar o diálogo com as instituições, estudantes, pais, para que esse currículo de fato possa refletir todos os anseios da comunidade escolar”, salientou.

Para a Supervisora de Currículo da Seduc, Socorro Fortes, que mediou a Roda de Conversas, o E⊄stado do Maranhão tem avançado no processo de implantação do novo Ensino Médio a partir de um amplo debate com a comunidade escolar, instituições e sociedade civil. “São discussões coletivas que nos permitem refletir sobre os caminhos que queremos trilhar no Ensino Médio do Maranhão, sobretudo, em diálogos como esse, colaborativos, a partir da Lei nº 13.415/2017, que traz reformulações na estrutura do Ensino Médio, definindo uma nova organização curricular”, ressaltou.

A presidente do CEE-MA, Soraia Raquel, ressaltou a importância da parceria com a Seduc, na busca de alternativas para discutir os desafios do Ensino Médio no Maranhão. Soraia defendeu uma reflexão profunda sobre a organização curricular, o que será importante para definir o futuro da educação no Estado.

“Agradecemos inicialmente por essa oportunidade a Secretaria de Estado da Educação pela parceria e por proporcionar um momento de discussão sobre os desafios do Ensino Médio. Precisamos fazer uma reflexão profunda da escola que temos, a escola que queremos, a formação que nós queremos propor aos estudantes. Então, é um momento importante de reflexão sobre o currículo, sobre essa organização curricular, que vai ter o seu reflexo na formação do estudante”, ressaltou.

Durante a Roda de Conversa, a professora Mestra Maria Antônia Goulart da Silva elogiou a forma com que o Maranhão vem organizando o seu currículo, tendo como eixo estratégico a redução da desigualdade, por meio do Programa Escola Digna.

“Essa discussão no Maranhão ganha uma relevância nacional muito grande, acredito que seja até uma perspectiva internacional e o Brasil olha com muito interesse como o Maranhão está conectando o seu processo educacional, a sua nova forma de organizar o currículo, o desenvolvimento sustentável do seu território, tendo a redução da desigualdade como eixo estratégico importante. Então, quando a gente vê o desenho do Escola Digna, o objetivo da redução da desigualdade como eixo articulador das estruturas organizativas da educação, isso nos enche de esperança”, expressou.

A Roda de Conversa contou com a participação da Supervisora de Currículo da Seduc e coordenadora da implementação do Novo Ensino Médio no Estado, a professora Mestra Socorro Fortes Braga Silva, que fez a mediação do encontro; membros do Comitê do Novo Ensino Médio do CEE-MA; Fórum Estadual de Educação, representantes de estudantes e professores de instituições de Ensino Superior, além das intérpretes de Libras, Gisele Noleto e Ladis Ribeiro.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo