20/10/2022 4:34 pm

Seduc realiza Seminário de Implementação do Documento Curricular do Território Maranhense para o Ensino Médio

Estudantes atentos às explicações sobre Reformulação do Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), promoveu na tarde desta quarta-feira (19), no auditório da UEMANET, a abertura dos Seminários de implementação do Documento Curricular do Território Maranhense para o Ensino Médio, como continuidade das ações formativas de implementação da reformulação curricular do Ensino Médio na Rede Estadual. A ação segue até dia 23 de novembro.

O objetivo é apoiar docentes, gestores e demais membros das equipes escolares, para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas, com ênfase na garantia do direito à educação e ao desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes.

O tema do primeiro encontro foi voltado aos estudantes: “A Juventude Maranhense na perspectiva do Documento Curricular do Território Maranhense do Ensino Médio”, com a participação da Diretora do Instituto Formação, Diane Pereira; da vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Juliana Barbosa, além de participação especial de algumas estudantes de unidades escolares de diferentes modalidades e diversidades educacionais.

De acordo com Adelaide Diniz, superintendente de Gestão do Ensino da Seduc, o seminário representa mais uma etapa de disseminação do Documento Curricular do Território Maranhense. “Iniciamos seminários de formação com várias temáticas, hoje debatemos com os estudantes. Queremos trazer para reflexão, por exemplo, como a juventude maranhense está recebendo essas mudanças no ambiente da escola. Trouxemos estudantes de forma presencial e outros tantos estão sendo alcançados por meio da transmissão no Youtube”, afirmou.

A consultora sênior da FGV, Emanuela Dias, destacou a importância das ações em parceria com a Seduc. “Estamos no terceiro evento voltado para formação. Iniciamos pelo seminário de disseminação, em seguida realizamos um ciclo de palestras destinadas a aprofundar os conhecimentos do documento curricular e agora faremos nove seminários para abordar as linguagens e áreas de conhecimentos”, explicou.

Thiago Pereira, estudante do segundo ano do Centro de Ensino Cidade Operária II, classificou o seminário como uma ferramenta fundamental para esclarecer a implantação do Novo Ensino Médio. “Para nós, que estudamos em escolas de tempo parcial, disciplinas como: Tutoria e Projeto de Vida ainda trazem muitas dúvidas, são conteúdos que não tínhamos antes. Percebo que com o Novo Ensino Médio os alunos têm autonomia para decidir os caminhos que pretende seguir”, contou.

O encontro também contou com a participação de gestores, professores, supervisores e técnicos envolvidos na implementação da reformulação do Ensino Médio, estudantes do Centro de Ensino Cidade Operária II e do Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga. O Seminário foi transmitido de forma simultânea pela Plataforma Gonçalves Dias.

Novos seminários

Novas rodadas de seminários acontecem nesta quinta-feira (20). Na próxima semana, será realizado no dia 24/10, pela manhã e tarde. No mês de novembro ocorrerão nos dias 08 e 09/11, no dia 17/11 e 23/11.

Para a realização desta programação, a Seduc e a Fundação Getúlio Vargas contam com a parceria e apoio técnico da equipe UEMANET. As transmissões dos eventos ocorrem pelo canal Youtube da Plataforma Gonçalves Dias.

Para participar do ciclo de palestras, os professores, gestores e demais interessados poderão se inscrever pelo link: https://forms.gle/2NRqCDWHQc1dmWaU9. Outras informações ou dúvidas, entrar em contato via e-mail: sugeda@edu.ma.gov.br ou telefone: (98) 3194-7413.

Fonte: Seduc
Fotos: Cinaldo Oliveira
19/10/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI