Entre as pautas discutidas, estiveram eixos como a educação em tempo integral com ensino profissionalizante, o Pacto pela Alfabetização e as novas metas para o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) e para o Índice de Desempenho Educacional do Maranhão (IDE-MA).“Foram duas reuniões pedagógicas voltadas para a aprendizagem, onde tratamos sobre ensino profissionalizante, integrado à educação regular e ao ensino em tempo integral, falando sobre qualificação, tanto na área da alfabetização quanto nas nossas escolas em tempo integral. Estou muito satisfeito com essas parcerias”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Durante a reunião com o Instituto Itaú, representado por Ana Inue e Cacau Lopes, respectivamente superintendente e gerente de implementação do Itaú Educação e Trabalho, a Seduc destacou a elaboração de políticas públicas educacionais eficientes, assim como a formação profissional – todas com foco no fortalecimento da educação, tecnologia e empregabilidade.
“Uma reunião para pensar nas perspectivas de desenvolvimento educacional, profissional e tecnológico. E também nas questões da educação de jovens e adultos. Existe uma preocupação grande da Seduc-MA com a questão do analfabetismo. É um compromisso muito sério que a Seduc está assumindo e isso foi posto pra fazermos juntos. Ao mesmo tempo, existe a perspectiva de gerar empregabilidade e desenvolvimento profissional para os jovens do Estado do Maranhão. Saímos muito animados: primeiro com a qualidade e experiência da equipe. E com a animação que todos estão em construir essas perspectivas de juventude para o Maranhão”, pontuou a superintendente Ana Inue.
Animação que, para a gerente Cacau Lopes, reforça a perspectiva de mais bons resultados alcançados pela parceria Itaú e Seduc como nos anos anteriores.
“Um ponto importante é que os resultados atingidos nos anos anteriores são muito satisfatórios. A formação de EJATEC, o número de escolas, o crescimento das escolas, a oferta de EJATEC, trouxeram resultados muito satisfatórios. Hoje, nós traçamos grandes diretrizes para parcerias nos próximos anos”, acrescentou.
Associação Bem Comum
Também nessa quarta, a Seduc dialogou com a Associação Bem Comum, parceira da secretaria desde 2020, com atuação conjunta na Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) – que conta também com a participação da Fundação Lemann, Fundação Vale e Instituto Natura.
“A reunião foi para pactuar novos compromissos para 2023, afinal temos essa parceria com o Estado do Maranhão, para seguirmos nesta agenda da alfabetização que o estado vem pautando e crescendo. Saímos muito felizes em ver a intenção de levar a agenda da alfabetização e poder alfabetizar as crianças na idade certa”, pontuou Maria Vera Vasconcelos, Diretora Adjunta do PARC, acompanhada de Anderson da Silva Araújo, Coordenador de Implementação PARC; e de Débora de Freitas Viegas, Gestora de Projetos PARC.
Representando a Seduc, também participaram das reuniões: o subsecretário Anderson Lindoso; o assessor especial Odair José; o secretário adjunto Delmar Matias; a superintendente de ensino profissional e integral Josélia Silva; a assessora especial Rosyjane Pinto; a secretária adjunta de ensino, Nádya Dutra; e a diretora do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle Muniz.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI