17/05/2022 9:08 am

Seduc reúne gestores e diretores regionais para discutir e encaminhar ações

Gestores e diretores regionais das 19 UREs participaram do encontro

Gestores, diretores regionais e a equipe gestora da administração central da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniram nesta segunda-feira (16), em São Luís, para discutir e encaminhar ações no âmbito da educação maranhense. No encontro, foram anunciadas ações para inovação, ciência e tecnologia, atendimento socioemocional e outras focadas na qualidade da aprendizagem na Rede Estadual de Ensino.

Comandada pela Secretária de Educação, Leuzinete Pereira da Silva, a pauta da reunião técnica apontou para os desafios da Educação, entre os quais: a aprendizagem, inovação na sala de aula, sustentabilidade (agenda mundial como transversalidade no currículo), gestão e competência socioemocional.

“Sou professora da rede estadual e sei dos desafios que temos na escola, bem como na gestão da Secretaria, onde já atuei como técnico, superintendente e adjunta. Avançamos bastante na educação com o primoroso trabalho do ex-governador Flávio Dino, que tem o reconhecimento de todos nós, e temos que continuar nesse processo de transformação e avançar ainda mais com o governador Carlos Brandão, para possibilitar que os nossos estudantes obtenham todas as condições para a aprendizagem com qualidade, em todas as escolas da rede”, destacou a secretária.

Leuzinete Pereira da Silva anunciou aos gestores regionais que a Seduc realizará uma Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo regulamento está em fase de elaboração, e tem o intuito de envolver todas as escolas da rede. Além disso, a Seduc também atuará em uma frente para o cuidado socioemocional da comunidade escolar, por intermédio das regionais de Educação. “Essa é uma ação fundamental, sobretudo no pós-pandemia quando esse tema se tornou uma necessidade das escolas, por isso, montaremos uma equipe multidisciplinar para cuidar desse desafio”, explicou.

Na ocasião, foi apresentado aos gestores novos integrantes da equipe de gestão da Seduc como o subsecretário Márcio Machado, engenheiro que já passou por vários órgãos da administração pública. “Chego para somar com minha experiência e contribuir para a Educação do Maranhão”, realçou.

Um dos momentos altos do encontro foi a palestra ministrada pelos professores José Henrique Paim (ex-ministro da Educação), doutor com notório saber em educação pela UFRGS, professor da FGV, e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV; e Romeu Caputo, ex-presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e coordenador do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e de Políticas Educacionais da FGV.

Na pauta da aprendizagem, foram discutidos: a Reformulação Curricular do Ensino Médio e o ciclo de acompanhamento formativo às escolas para monitoramento; panorama de monitoramento dos resultados da aprendizagem do 1º período e reflexões para intervenções necessárias, e o planejamento de rede: “enturmação” de estudantes e professores.

Orientações

No encontro, os gestores regionais também receberam da Procuradoria Geral do Estado orientações sobre condutas vedadas durante o período eleitoral. Na ocasião, foi apresentada pelo procurador Alexandre Cavalcante a Cartilha das Condutas Vedadas: Orientação aos Agentes Públicos à Luz da Lei Nº9504/97, onde gestores e diretores regionais de Educação puder esclarecer dúvidas sobre o processo.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos