A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebeu, nesta segunda-feira (1º), Cláudia Costin, uma das maiores especialistas em políticas educacionais do país e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas e Raquel de Oliveira, gerente da entidade. O objetivo da reunião foi discutir parcerias entre a Seduc e a FGV para implementar ações de alinhamento em algumas áreas do ensino, no estado.
Durante o encontro, o subsecretário de Educação, Danilo Moreira, e a Secretaria Adjunta de Ensino, Nádya Dutra, apresentaram à Cláudia Costin um resumo das ações que foram implementadas na Rede Estadual de Ensino e dos avanços obtidos na primeira gestão do governo Flávio Dino.
Subsecretário de Educação, Danilo Moreira, e a secretaria Adjunta de Ensino, Nádya Dutra, em reunião com Claudia Costin
Cláudia Costin propôs à Seduc uma assessoria na Formação de Gestores Escolares e a criação de um Modelo de Gestão Escolar. “Nós chegamos a um consenso sobre a importância de construirmos um modelo de gestão que possa impor uma formação de diretores de escola que, de fato, lidere a rede para uma aprendizagem melhor dos alunos. A ideia é profissionalizar a gestão escolar. Hoje, o que temos, na maioria dos casos, são professores sem grande experiência em gestão, que acabam começando o seu caminho como diretores de escola. O que se propõe, e o que o governo do Maranhão deseja, é que esses profissionais tenham um preparo, ainda melhor na gestão escolar, criando um clima de colaboração dentro das escolas e garantindo a aprendizagem efetiva”, disse Cláudia Costin.
“A importância é nós trazermos toda equipe escolar para a lógica do grande desafio da educação no século 21, que é a aprendizagem. Então, superado o passivo, a nossa compreensão de que a estrutura física é um meio para todo esse processo de aprendizagem, investimento muito interessante que o governador Flávio Dino fez por meio do Escola Digna em infraestrutura, nós avançamos para a discussão da aprendizagem, por dentro da escola, e a gestão é o nosso grande suporte, o ponto que reverbera essa discussão da qualidade da educação que passa pela aprendizagem efetiva dos nossos estudantes”, destacou Nádya Dutra.
“Primeiro é um privilégio para o Governo do Maranhão ter uma educadora, uma especialista da estatura da Cláudia Costin nos ajudando, acompanhando nosso trabalho, e a nossa ideia aqui é dar um passo adiante no esforço que temos feito na melhoria da educação do Maranhão. No primeiro ciclo o governador Flávio Dino investiu bastante em infraestrutura, em valorização dos professores e na gestão democrática. Agora, para que possamos seguir avançando no Ideb, nos indicadores e na qualidade da educação, a gente acha que o desafio grande, de fato, é focar na melhoria da gestão escolar. Os gestores escolares poderem ter instrumento de formação, de avaliação, para que eles possam desenvolver melhor a aprendizagem na escola. Então a gente acha que essa parceria vai ser frutífera nesse sentido”, destacou Danilo Moreira.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI