Discutir sobre a oferta de itinerários formativos para as escolas da rede pública do estado, em especial o itinerário de formação técnica e profissional. Com esse objetivo, a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, acompanhada da secretaria adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem, Nadya Dutra, recebeu, na tarde de segunda-feira (9), o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Carlos Alexandre Amaral Araújo, o diretor do Centro de Referência em tecnologias (CETERC/IFMA), Fernando Antônio Carvalho Lima, e a coordenadora Geral dos Programas vinculados ao Bolsa Formação, Rosifrance Candeira.
O pró-reitor de Extensão do IFMA, Carlos Alexandre Amaral Araújo, reforça que esse momento, com a gestão da Seduc, foi importante para estabelecer um primeiro contato e iniciar as tratativas para a oferta do itinerário da formação técnica e profissional, pelo Instituto, para as escolas da rede estadual.
“Tem uma linha de fomento, do Governo Federal, que nos permite essa oferta e, agora, sabemos que o Estado fez a manifestação de interesse. Então, a partir de agora, vamos fazer o planejamento para essa oferta que deve iniciar a partir de 2023”, reforçou o pró-reitor.
“A educação deve sempre ser um esforço coletivo. E precisamos estreitar a relação do ensino superior com a realidade da educação básica. Essas parcerias, principalmente nesse momento em que estamos voltados para a reformulação do ensino médio, só vêm fortalecer o nosso trabalho e nossa missão de ofertar uma educação pública cada vez mais atrativa aos estudantes maranhenses”, destacou Leuzinete Pereira da Silva.
“A reformulação do ensino médio no Maranhão coloca em pauta o fortalecimento de parcerias que são estratégicas para que cheguemos no estudante, olhando para as necessidades tanto dele, quanto do território. Então, a parceria com as universidades e com os institutos federais se soma a esse processo e se torna imprescindível”, complementou a adjunta de Ensino, Nadya Dutra.
Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
10/05/2022
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI