1/09/2021 11:57 am

Seduc se reuniu com gestores escolares para fortalecer ensino com conteúdo da TV Educação

Gestores da Seduc explanam sobre potencialidades da plataforma Gonçalves Dias e TV Educação (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta terça-feira (31), uma série de encontros com gestores escolares das Unidades Regionais de Educação (UREs) para alinhamento e fortalecimento do ensino híbrido, com os conteúdos da Plataforma Gonçalves Dias e exibidos pela TV Educação Caminho para o Saber, canal aberto arrendado pelo Governo do Estado, cujo sinal alcança 3,5 milhões de pessoas no Maranhão.

“A reunião tem o objetivo de fortalecer as estratégias do ensino remoto adotadas pela Seduc durante a pandemia, incluindo a TV Educação, que alcança hoje todas regiões do Maranhão e o conteúdo da Plataforma Gonçalves Dias. Mesmo nas cidades aonde não chega o sinal, a população pode acompanhar pelo canal da Plataforma no Youtube. A TV é uma estratégia que pode ser potencializar ainda mais as aulas presenciais com conteúdos educativos para os estudantes”, explicou o subsecretário da Educação, Danilo Moreira.

Além da explanação sobre os conteúdos da TV Educação e Plataforma Gonçalves Dias, também são abordados, durante os encontros, a importância do uso pedagógico da TV e da plataforma para o Ensino Médio e para o Ensino Fundamental pelo Vamos Aprender, com a parceria do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED).

“Atualmente, temos um conteúdo totalmente gratuito, desenvolvido pelos nossos professores para todas os estudantes na Plataforma Gonçalves Dias, com suporte de podcasts na Rádio Timbira e, sobretudo, a veiculação de conteúdos educativos pela TV Educação”, ressaltou Anne Benevides, coordenadora pedagógica do Ensino Remoto, ao detalhar para os gestores todos os instrumentos disponibilizados pela Seduc para a aprendizagem.

Nesse primeiro encontro, participaram gestores dos Centros de Ensino e equipes técnicas das Unidade Regionais de Educação de: Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Pedreiras, Santa Inês e Zé Doca.

Para a gestora regional, Orleane Santana, a TV Educação é um importante recurso de apoio ao aprendizado dos estudantes. “A TV Educação é um importante e poderoso recurso de apoio para nossos estudantes tanto no momento assíncrono do formato híbrido, quanto como reforço de aprendizagem e revisão das aulas em todos os componentes curriculares. As aulas são de altíssima qualidade e servem também como preparatório para o ENEM e demais vestibulares, com a facilidade de acesso através de canal de TV aberto e ainda acesso pela Plataforma Gonçalves Dias no YouTube. É o Governo do Estado por meio da Seduc investindo em caminhos que dão acesso ao ensino superior e ao sucesso profissional dos estudantes maranhenses”, avaliou.

“É um canal que vem para subsidiar o ensino. É diversificado, com horários específicos que atendem todo o público educacional. Além da TV, contamos com outra plataforma que tem colaborado bastante. Gostaria de agradecer o apoio do governador Flávio Dino e do secretário Felipe Camarão pelo empenho para essa importante ferramenta para nossa educação”, destacou o gestor pedagógico do Centro Educa Mais Nascimento de Moraes, localizado em Imperatriz, Antônio Cardoso.

Os encontros seguem até quinta-feira (2) com participantes da rede estadual de ensino. Na sexta-feira (3), será a vez da reunião técnica com as lideranças estudantis e no dia 14 (terça-feira), com representantes das secretarias municipais de Educação de 36 municípios que recebem a cobertura da TV.

01/09/2021

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI