A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) sediou, na última quarta-feira (10), a V Reunião Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoa com Deficiência (CGEIPD). O encontro, que acontece mensalmente, tem o objetivo de discutir de forma transversal a política da pessoa com deficiência dentro do Estado com cada secretaria ou órgão integrante.
O CGEISPD é um organismo instituído por lei, em 2010, e implantado em 2015, com a participação de todas as secretarias de governo e de entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, com o objetivo de institucionalizar e estabelecer as responsabilidades de cada secretaria e, ainda, possibilita unificar uma política daquilo que está fragmentado.
“Essas reuniões nos permitem avaliar e fortalecer as ações de inclusão da pessoa com deficiência. Em todo ano de 2016 avançamos muito numa questão que é fundamental para o desenvolvimento dessas políticas, que é a construção do ‘Plano Estadual de Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Maranhão’, que já está com a minuta pronta e aberta para consulta popular até o dia 09 de junho, na plataforma do ‘Participa-MA’. Então qualquer pessoa pode acessar, tomar conhecimento sobre a minuta e participar dando sua contribuição”, explicou Beatriz Carvalho, secretária Adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
Na abertura do evento houve apresentação do coral do Núcleo de Altas Habilidades (NAHS) Joãozinho Trinta. A reunião contou com a participação de representantes de todas as secretarias e da sociedade civil que integram o comitê. O secretário Felipe Camarão foi representado pelo subsecretário Danilo Oliveira, que falou da importância do comitê no avanço das políticas de inclusão.
“O comitê tem um papel fundamental. Em primeiro lugar, reforça uma visão do governo de tratar de maneira específica um segmento da nossa população que tem suas particularidades. Esse comitê integra as ações das secretarias, ouve os movimentos sociais e especialistas, e faz com que a gente implemente as políticas públicas com mais qualidade. No caso da educação, isso tem sido de grande valia para que se possa atender melhor o estudante e inclui-los na perspectiva da educação inclusiva, e ao mesmo tempo respeitar as suas particularidades”, pontuou Danilo Oliveira.
Dessa vez o comitê discutiu, de forma mais detalhada, as políticas da educação para a pessoa com deficiência. “Aqui nós estamos propondo uma série de condutas, inclusive para monitorar e avaliar a política que já está construída para a pessoa com deficiência. Assim como as demais secretárias, a Seduc já tem seu plano de intenções com condutas afirmativas. A gente tem o atendimento de avaliação educacional que, hoje, é uma realidade no estado, a sala de recurso multifuncional, tecnologia assistiva, acessibilidade atitudinal e arquitetônica, além de tantas outras ações que têm por objetivo promover a inclusão da pessoa com deficiência”, destacou Rosane Ferreira, Supervisora de Educação Especial da Seduc.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
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