Nos dias 01 e 02 de agosto de 2024, a Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) sediou o 2º Ciclo Formativo Estadual Regionalizado do Pacto pela Aprendizagem e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Esta iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MA), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), visa garantir, em regime de colaboração com os municípios, a alfabetização de todas as crianças do Território Maranhense até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.
O 2º Ciclo Formativo Estadual foi realizado ao longo de julho e início de agosto, abrangendo as 20 Unidades Regionais de Educação.
Em Imperatriz, o Ciclo Formativo incluiu atividades culturais, plantio da Árvore da Alfabetização, entrega de prêmios da Escola Digna e Selo Prefeito da Educação, compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas, reuniões com secretários municipais de Educação e gestores escolares dos 15 municípios que integram a URE Imperatriz. Também foram oferecidas formações nos eixos de Educação Infantil, Alfabetização, Gestão de Resultados, Renalfa, Recomposição de Aprendizagem de Português e Matemática.
A abertura do evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), com a presença da superintendente da Seduc, professora Adelaide Diniz, representando o secretário de Educação, Felipe Camarão. A programação continuou no Centro Educa Mais Mourão Rangel, localizado na Praça Brasil.
Durante os dois dias de formação, foram discutidos temas como a importância da alfabetização para o desenvolvimento econômico e social, o contexto regional da alfabetização, as metas nacionais e regionais estabelecidas pelo Governo do Maranhão e pelo MEC, as medidas para promover a alfabetização na idade certa e garantir a recomposição das aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental, além dos impactos dos resultados da Educação no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Na ocasião, a URE Imperatriz foi agraciada pela Seduc-MA com o Prêmio Terceirão Não Tira Férias, pelos resultados obtidos no elevado número de estudantes participantes das aulas preparatórias para o Enem e Paes 2025. “Este troféu é o reconhecimento de todo o nosso esforço no Terceirão Não Tira Férias”, declarou a professora Orleane Evangelista de Santana.
Texto e Fotos: Aparecida Marconcini
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI