22/04/2016 4:01 pm

Seleção para coordenadores e alfabetizadores do Projeto “Sim, eu posso!” conta com 1.487 inscritos

Mais de 1.400 candidatos se inscreveram no processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas para o quadro de coordenadores e alfabetizadores do Projeto de Mobilização pela Alfabetização/Projeto Jornada de Alfabetização do Maranhão – “Sim, Eu Posso!” – Círculo de Cultura. A seleção, realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), contou com 451 candidatos inscritos para o cargo de coordenador e 1.036 para o cargo de alfabetizador do programa.

Ao todo serão oferecidas 71 vagas para coordenadores de turmas e 702 para alfabetizadores, abrangendo os municípios de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Santana do Maranhão, São João do Carú e São Raimundo do Doca Bezerra.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o número expressivo de inscritos representa o esforço dos gestores regionais para garantir participação de profissionais no programa que pretende erradicar o analfabetismo no Maranhão.

“Gestores e técnicos das regionais se empenharam e mobilizaram seus respectivos municípios para garantir uma ampla participação dos profissionais da educação no seletivo do ‘Sim, eu posso’. Esse é o foco da jornada pela alfabetização, o compromisso e o esforço de todos no combate ao analfabetismo em nosso estado”, destacou o secretário ao avaliar o processo de inscrição nas Unidades Regionais de Educação.

O seletivo consistirá na avaliação de títulos e comprovação de experiência em Programas de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, realizado em etapa única. Os candidatos classificados para as vagas oferecidas assinarão o Termo de Compromisso com a Jornada de Alfabetização, terão jornada de 20 horas semanais e receberão bolsas mensais.

A Jornada de Alfabetização integra a mobilização pela alfabetização dentro do Plano de Ações ‘Mais IDH’, instituído pelo governo Flávio Dino. O projeto acontece em regime de cooperação com o Movimento Sem Terra (MST), detentor do método de alfabetização ‘Sim, Eu Posso! – Círculo de Cultura’. O desenvolvimento da ação tem, ainda, parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop).

Inicialmente, o projeto será desenvolvido em oito municípios, entre os 30 com menor IDH do estado e a meta é atender, nestes municípios, mais de 14 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos.