14/12/2016 9:51 pm

Seletivo para ingresso na 1ª série do Ensino Médio em escolas estaduais com ampla concorrência levará em conta desempenho estudantil do 9º ano

Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tornou mais democrático o processo seletivo de ingresso de alunos na 1ª série do Ensino Médio em sete escolas da Rede Estadual de Ensino, localizadas em São Luís, Imperatriz e Caxias, onde, historicamente, há maior procura pelas vagas. A novidade é que os estudantes que optarem por essas escolas serão classificados de acordo com o desempenho até o terceiro bimestre do 9º ano.

De acordo com o regulamento, o estudante será avaliado pela média geral da carreira escolar do 9º ano até o terceiro período/bimestre, média dos três primeiros bimestres de Língua Portuguesa, dos três primeiros bimestres de Matemática e o número de faltas nos três primeiros bimestres no componente curricular Língua Portuguesa.

Esse seletivo valerá apenas para as escolas: Liceu Maranhense, C.E. Paulo VI, C.E. Joao Francisco Lisboa, C.E. Domingos Vieira Filho e C.E Manoel Beckman (em São Luís); Imperatriz – C.E. Graça Aranha; e Caxias – C.E. Thales Ribeiro Goncalves, totalizando 3.520 vagas ofertadas.

Os dados escolares referentes às médias do candidato que optar por uma das sete escolas é fornecido em declaração específica pela unidade escolar onde estudante concluiu o 9º ano. O modelo de declaração está disponível no portal da Seduc (www.educacao.ma.gov.br), no link regulamento. Caso o histórico escolar do aluno seja composto por conceitos, a escola atual deve fazer transposição numa escala de 0 a 10, que represente a média do candidato.

A Seduc alerta aos candidatos que solicitem esses dados à escola atual o mais breve possível para que consigam cumprir os prazos da pré-matrícula e matrícula.

Pré-matrícula

A pré-matrícula, tanto para as escolas de ampla concorrência, como para as demais escolas será realizada no período de 19 de dezembro às 8 horas a 30 de dezembro de 2016 às 23 horas 59 minutos, no endereço: www.educacao.ma.gov.br/matricula2017. A matrícula na escola com apresentação da documentação exigida no regulamento será realizada de 02 de janeiro às 8 horas a 13 de janeiro de 2017 às 18 horas, na escola que o candidato escolheu na pré-matrícula.

Fonte :Seduc