17/06/2019 6:01 pm

Semana do Protagonismo reúne estudantes de 36 Centros Educa Mais

Como estratégia para fortalecer o Princípio Educativo do Protagonismo nos Centros Educa Mais (Escolas de Tempo Integral), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início, nesta segunda-feira (17), à Semana do Protagonismo, com práticas e vivências nas escolas para que jovens adquiram alternativas de ação e de escolhas no seu processo educativo. O evento, que tem a participação dos 36 centros educacionais do Estado, prossegue até quarta-feira (19).

O objetivo principal da Semana do Protagonismo é fortalecer, organizar e criar os clubes de protagonismo ou clubes juvenis, que é uma das metodologias de êxito da escola da escolha, dos centros. Clube é uma oportunidade para estimular o estudante a assumir o comando das atividades na qual está inserido. A ação é um grande exercício de situações educativas geradas a partir do interesse dos estudantes e em benefício da sua formação, orientada e executada pelos próprios jovens.

Estudantes protagonistas do Aquiles Batista Vieira, em Alcântara

Estudantes protagonistas do Aquiles Batista Vieira, em Alcântara

“Nós estamos promovendo essa semana do protagonismo para que os clubes sejam criados, como sendo uma das atividades importantes dos nossos jovens protagonistas. Essa ação representa muito bem a autonomia desses estudantes, a partir de suas vivências em clubes que eles desenvolverão”, ponderou Dario Manoel Barroso Soares, Supervisor dos Centros de Educação em Tempo Integral.

Para Mateus Walace, estudante do 3º ano do Almirante Tamandaré, o protagonista, além de ser o centro da prática educativa, que participa ativamente de todas as ações propostas, serve também de inspiração para outros jovens.

“Ser protagonista é tomar ação de algo da sua vida, é ser proativo, ajudar outras pessoas, é saber o que é certo e errado, é saber seus deveres e seus direitos, o compromisso a seguir, ser protagonista é cuidar de um todo. Eu gosto muito de ser protagonista porque ele é um ser inspirador para outras pessoas e querendo ou não, ver o brilho do olhar de outras pessoas acaba sendo muito importante, tanto para o pessoal quanto para o coletivo, porque quando você leva essa importância para o coletivo, acaba inspirando mais pessoas a serem protagonistas também”, declarou.

A Supervisão de Centros de Educação em Tempo Integral (Supein) está fazendo o acompanhamento das atividades nas escolas e, para potencializar a ação e seu impacto, alguns centros estão recebendo o apoio de jovens egressos de Escolas de Tempo Integral do Estado de Pernambuco, e dos Centros Educa Mais Y Bacanga e Menino Jesus de Praga, ambos do Maranhão, por intermédio da parceria do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

 

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
17/06/2019

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