19/10/2019 12:50 pm

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia movimenta estudantes da Região Tocantina, em Imperatriz

Terminou, nesta sexta-feira (18), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Região Tocantina do Maranhão (SNCT). Realizada em Imperatriz, a semana trouxe o tema “Bioeconomia, Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A SNCT tem como objetivo promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população.

A abertura da SNCT foi realizada na Praça da Bíblia, na quarta-feira (16), com a Mostra de Inovação e Tecnologia, que envolveu uma série de projetos de extensão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), do Instituto Federal de Educação (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Faculdade de Imperatriz (Facimp Wyden),  Federação das Indústrias do Estado do Maranhão/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fiema/Senai), entre outras instituições.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Região Tocantina do Maranhão foi organizada a partir de parcerias entre instituições de Ensino Superior, Ensino Médio, das redes públicas e privadas, com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Na quinta (17), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aconteceu a apresentação de pôsteres dos trabalhos de pesquisa, dos estudantes do Ensino Médio, da rede pública estadual (Unidade Regional de Educação de Imperatriz – UREI), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e das instituições de Ensino Superior.

No total, foram 45 projetos de pesquisa de 8 Centros de Ensino, da UREI, que participaram da Mostra Científica: CE Dorgival Pinheiro, Colégio Militar Tiradentes II, CE Graça Aranha, CE Urbano Rocha, CE Nascimento de Moraes, CE Professor Edinan Moraes, CE Caminho do Futuro e CE Estado de Goiás.

“Esta foi uma ótima oportunidade de popularização, de divulgação do conhecimento que estamos produzindo na Região Tocantina, em termos de ciência, tecnologia social, e inovação. Foi possível, também, levar as pessoas a compreender que as instituições de ensino e de pesquisa são parte da sociedade, e que elas não trabalham para si mesmas, sendo necessário este retorno. Os estudantes do Ensino Médio, que participaram da Mostra Científica, trouxeram trabalhos com muita robustez e qualidade”, pontuou a professora Nice Rejane, coordenadora da SNCT/Região Tocantina.

O estudante Lucas Leonel Porto Feitosa, da 1ª série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Urbano Rocha, apresentou a pesquisa “Funcionamento de forno caseiro a partir da luz solar”, com orientação do Professor Dr. Antonio Cilirio da Silva Neto. Um trabalho com foco na bioeconomia e o desenvolvimento sustentável.

“Precisamos mudar nossas posturas e atitudes, parar de agredir o ambiente que vivemos e aprender a reaproveitar e reciclar os materiais; não poluir e nem destruir nosso mundo. Este evento científico foi importante também para despertar nos jovens maior preocupação com as problemáticas ambientais”, destaca Lucas Leonel.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que aconteceu aqui em Imperatriz foi uma oportunidade ímpar de sermos protagonistas neste cenário científico, além da dar maior visibilidade ao nosso projeto de pesquisa e de mostrar a importância do desenvolvimento sustentável para a atividade econômica na nossa região”, conta a estudante Karen Maysa Rocha Santana, da 3ª série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa, que apresentou o projeto “Identificação genética dos peixes da ordem Siluriformes da Bacia do Médio Rio Tocantins”, com orientação do professor Renato Correia Lima.

Premiação

Foram premiados os melhores trabalhos apresentados na SNCT. O Colégio Militar Tiradentes II ficou em 1º lugar na área da Ciências da Natureza, com as estudantes Giovana De Araújo Miranda, Jaynara Bezerra Duarte, Karem Stefany Assunção Folgado, que apresentaram o trabalho “A prática da compostagem como um efeito sustentável na cidade de Imperatriz”.

Já o C.E. Graça Aranha foi a grande campeã com quatro primeiros lugares: na área de Ciências Humanas, com as estudantes Daylla Sá Santos, Regilana Macedo Costa, Izabella Victória Nascimento Coelho, que apresentaram o trabalho “Música e Ditadura: as contestações de Raul Seixas”; na área de Ciências Exatas o prêmio principal ficou com as alunas Evilly Gabrielly Duarte De Abreu, Manuella Thamires De Sá Oliveira e Rebeca Maciel Da Silva, com o trabalho “A construção e a utilização do microscópio caseiro em sala de aula”; na área de Linguagem as estudantes Amanda Santos Barros, Maria Eduarda de Almeida e Hemilly Dias, apresentaram o trabalho sobre “Clara dos Anjos e o Feminismo: Uma Análise da Figura Feminina no Brasil República de Lima Barreto”.  A escola ainda levou o Prêmio Destaque com o trabalho “A invisibilização das mulheres no processo educacional filosófico do Ensino Médio” apresentado pelas estudantes Ariadny Conceição Souza, Laís Sousa da Rocha, Maria Eduarda Lindoso S. Porto.

Próximas SNCT

Em São Luís, o evento acontecerá de 22 a 25 de outubro e, em Açailândia, nos dias 25 e 26.

 

Fonte: Seduc
Texto: Aparecida Marconcini Prestes
19/10/2019

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI