A Política Estadual de Educação Ambiental foi tema de discussão, nesta sexta-feira (7), no Seminário Estadual de Educação Ambiental, realizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça. Entre os debatedores, os secretários de Estado, Felipe Camarão (Educação) e Rafael Ribeiro (Sema), e o promotor de justiça e diretor da Escola Superior do Ministério Público, Márcio Tadeu.
“A responsabilidade socioambiental envolve solidariedade, democracia e participação social, por isso, é necessário o envolvimento da gestão escolar, a relação escola e comunidade deve ser trabalhada desde a educação infantil. Hoje, o Maranhão conta com um plano estadual de educação ambiental que é o instrumento balizador da política, com cunho pedagógico bem fundamentado. Nosso desafio, agora, é tornar essa política perene para que alcance gerações e o Governo do Estado tem empreendido todos os esforços para que isso se concretize”, defendeu o secretário Felipe Camarão.
O secretário destacou, ainda, a gestão compartilhada da política com a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais); explanou sobre as dimensões da Educação Ambiental e ressaltou o foco pedagógico do plano estadual, que será trabalhado de forma transversal na educação básica maranhense.
O promotor Márcio Tadeu destacou a participação do Governo do Estado, com a presença dos dois secretários no evento, que reúne representantes do poder público e de entidades da sociedade civil organizada de diversas regiões do estado. “O MP muito se honra de poder participar deste momento. Esse legado para as próximas gerações só se faz com educação ambiental. As falas mostram a preocupação do Governo do Estado com o planejamento da política”, ressaltou após fala dos secretários Felipe e Rafael.
Na chegada ao evento, os participantes receberam o Plano Estadual de Educação Ambiental, documento elaborado, seguindo as diretrizes gerais da Política Nacional e Estadual de Educação Ambiental. O Plano tem como intuito trabalhar a educação ambiental na busca da transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade maranhense, de modo que obtenha cidadãos mais participantes.
O seminário iniciou nesta quinta-feira (6). Na solenidade de abertura, o subsecretário da Seduc, Danilo Moreira, destacou o compromisso do governo com as ações de educação ambiental. “O evento de hoje expressa a continuidade de um compromisso muito forte que o governador Flávio Dino tem com a questão ambiental. Há um esforço conjunto do governo, com o Ministério Publico, com a Procuradoria Geral de Justiça, com a sociedade civil e as nossas escolas, para que a gente possa cultivar mais o nosso meio ambiente”, comentou.
O juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas de Melo Martins, ponderou que a proteção do meio ambiente é responsabilidade de todos. “A proteção do meio ambiente não é só uma questão governamental, para que nós consigamos cumprir as nossas obrigações, em relação à proteção do meio ambiente, a sociedade, como um todo, precisa participar, as instituições precisam cumprir a legislação, cumprir as metas, aquilo que é estabelecido pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos e outras leis referentes ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, a sociedade também tem as suas obrigações, não adianta, por exemplo, o poder público colocar redes para captar os esgotos e as pessoas continuarem jogando o seu lixo nos rios riachos e locais inadequados. Então, nós precisamos juntar forças, sociedade civil de um lado, administração pública de outro e todos darem as mãos de alguma maneira para que nós consigamos proteger o meio ambiente em nosso estado”, declarou o juiz.
O evento é promovido por diversas instituições, incluindo: Governo do Estado, Conselho Estadual de Educação (CEE), Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público, Universidade Estadual do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Assembleia Legislativa do Maranhão, além de outras entidades.
Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
07/06/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI