1/08/2016 8:00 am

Seminário Estadual da Base Nacional Comum

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), juntamente com a Comissão Estadual da Base Nacional Comum Curricular ( BNCC), realizam nas próximas segunda (1°) e terça-feira (2), o Seminário Estadual da BNCC, a partir das 8h, no auditório da Faculdade Pitágoras.

O seminário, que faz parte de uma nova fase no processo de construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular, será realizado em todos os estados da federação e no Distrito Federal . No Maranhão, gestores, professores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e das Secretarias Municipais de Educação, representantes de instituições de ensino superior, dentre outros que estão contribuindo com a elaboração do documento, terão mais uma oportunidade de debater e alterar ou suprimir aspectos do texto da base da 2ª Versão Preliminar da BNCC.

No final do seminário será elaborado um relatório, com as mudanças propostas, a serem encaminhadas ao Comitê Executivo Nacional, com as contribuições sugeridas pelo Maranhão para a BNCC.

Em São Luís, a abertura do evento acontecerá no auditório com todos os participantes. Após esse momento, eles serão divididos em 31 grupos de trabalho (GTs) por componente curricular, para debaterem as novas alterações e efetuarem os registros das modificações acordadas.

A BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto de direitos de aprendizagem básica das áreas de conhecimento e disciplinas, em cada ano escolar, articulados aos aspectos de vida cidadã que devem constar nos currículos da educação básica. É uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996; 2013), Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (Brasil, 2009) e deve se constituir como um avanço na construção da qualidade da educação.

Desde março de 2015, educadores de todo o Brasil vêm trabalhando no sentido de construir uma BNCC que atenda às necessidades educacionais do país. Em maio deste ano, o Ministério da Educação (MEC) publicou a 2ª versão preliminar do documento da BNCC, com o objetivo de que continue sendo analisado e construído coletivamente, com a participação de todas as comunidades escolares da rede de ensino.

Atualmente a BNCC é o maior documento com sugestões e contribuições da sociedade, pois durante a sua elaboração recebeu mais de 10 milhões de contribuições de educadores de todo o Brasil, qu e estão disponíveis no portal www.basenacionalcomum.mec.gov.br , onde também se encontram mapa de acesso às contribuições, relatórios analíticos para consulta.

O QUÊ: Seminário Estadual da Base Nacional Comum;

QUANDO: Nesta segunda-feira (1°) e terça-feira (02), das 8h às 17h;

ONDE: No auditório da Faculdade Pitágoras, localizada na Avenida São Luís Rei de França – Turu (antiga FAMA);

Contato no local: Ascom Seduc – 3221-8546, Luana Müriella – 98154-4218, Raphael Garreto – 98432-9119.