A Defensoria Pública (DPE/MA), o Ministério Público (MPMA), a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Maranhão unem forças juntos à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), por meio da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), para a realização do Seminário “Racismo e Protagonismo Feminino”, que aconteceu no final do mês de agosto (21/08), no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Fez parte do evento o lançamento do 11º Festival de Cinema Negro – PROCINE/24.
No seminário, que foi uma ação de grande relevância para a promoção da igualdade racial e de gênero em Imperatriz e Região Tocantina, foram proferidas palestras sobre o Racismo Ambiental, pelo Defensor Público, Dr. Fábio Carvalho; e sobre Protagonismo Feminino, pela Promotora de Justiça, Drª Gabriele Gadelha. O público-alvo foram os professores, gestores escolares, estudantes, líderes de turmas e gremistas, que puderam interagir com os palestrantes.
“Trabalhamos com os objetivos de fortalecer, principalmente no ambiente escolar, as discussões sobre políticas públicas e legislações de proteção às mulheres, promover ações de combate ao racismo, além de fortalecer a Educação Antirracista nas escolas”, destacou a Profª Ma. Eró Cunha, que é a Coordenadora da CEIRI/UREI
Lançamento do Festival de Cinema Negro
Durante o Seminário aconteceu o lançamento da 11ª edição do PROCINE/2024, com as temáticas “Racismo Ambiental” e “Protagonismo Feminino”. O regulamento e orientações sobre a participação das escolas públicas no Festival de Cinema Negro “Curta Imagem Negra” foram apresentados pela professora Eró Cunha.
O Festival de Cinema Negro, que acontecerá em Novembro de 2024, tem como objetivo realizar produções e exibições de filmes de curta-metragem (documentário e ficção, de até 10min), em salas de cinema e nas escolas. “Esse projeto estimula o desenvolvimento de um trabalho de análise e leitura crítica, com práticas de linguagens, produção textual e fílmica, com a utilização de diferentes mídias”, explicou a professora Eró Cunha.
As etapas de criação, que envolvem o uso de Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), da arte cinematográfica, enfatiza a criatividade e cultura brasileira prevista na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), atendendo às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Lei nº 10.639/03 (Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana) e Lei nº 11.645/08 (Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena). “Nosso público é formado por estudantes de escolas públicas estaduais, Iemas e Institutos Federais (da Região Tocantina, pertencentes à URE-Imperatriz).
Oficinas de Cinema
Para fomentar a participação e possibilitar mais qualidade nas produções fílmicas estão sendo realizadas, gratuitamente, oficinas de cinema nas escolas públicas, via agendamento (desde o início de agosto até outubro de 2024). Essa atividade é fruto da parceria entre a CEIRI/UREI e o cineasta maranhense João Luciano. As oficinas têm por principais objetivos conhecer e discutir cinema, em especial o brasileiro; auxiliar no processo de produção de curtas-metragens (documentário/ficção); instigar a criação de novos olhares, vozes e narrativas; e fortalecer o protagonismo estudantil.
Parcerias estratégicas
O compromisso social da CEIRI/UREI é atuar no desenvolvimento de projetos, pesquisas, formações, ações pedagógicas e culturais nas escolas públicas e comunidade em geral. Com o fim de garantir qualidade e ampliação do atendimento ao público, a CEIRI trabalha em parceria com órgãos públicos e privados, pessoas físicas, instituições e ONGs. São parceiros da CEIRI a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPEMA); o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), a Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão, Casa da Mulher Maranhense, Secretaria de Educação Municipal de Imperatriz (SEMED-ITZ0, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN-NC); grupos de pesquisa e extensão (GELITI, FIRMINAS), além de outros apoiadores e patrocinadores. Essa rede de parcerias e apoio conjunto intensificam o debate e a luta contra o racismo, a violência e o desrespeito aos direitos básicos do ser humano, reforçando o compromisso com a construção de um país melhor.
Texto: Eró Cunha e Aparecida Marconcini
Fotos: Aparecida Marconcini
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI