Com o intuito de dar visibilidade a estudantes que apresentem características comportamentais de altas habilidades e ajudar a sociedade a identificar esses talentos, foi realizado, na sexta-feira (16), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, o III Seminário Maranhense Sobre Altas Habilidades/Superdotação, com o tema: As altas habilidades no contratempo da sociedade (pós) moderna.
O seminário, que foi promovido pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação “Joãosinho Trinta” (NAAH/S), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), trouxe para o evento o professor doutor em Educação Especial, Silvio Carlos dos Santos, mestre em Literatura, graduado em Letras Vernáculas e Psicologia para proferir as palestras.
A realização do evento ocorreu em dois momentos. Pela manhã, houve apresentação dos estudantes do Grupo de Musicalidade do NAAH/S. Em seguida, o professor Silvio proferiu a palestra com o tema “As altas habilidades/superdotação como sensível olhar pensante no revés dos dias hodiernos”. À tarde, o professor palestrou sobre “Os desafios para um sensível olhar pensante no atendimento das pessoas com altas habilidades/superdotação”.
“Essa palestra é importante para divulgar as ações do NAAH/S e ainda ajudar a identificar pessoas com altas habilidades e superdotação. O núcleo possui 177 alunos e eu acredito que existam mais estudantes com essas características em São Luís. Então, o seminário ajudará nessa identificação e possivelmente teremos novos alunos no núcleo, revelou o estudante do NAAH/S, Walter Gabriel Monteiro Costa, de 12 anos.
Seguindo o pensamento do estudante Walter, o gestor geral do NAAH/S, Fabiano Tajra, confessou, “esses meninos estão nas escolas públicas e privadas, mas não conseguem ser vistos, identificados pelos professores, pelas famílias, por quem está próximo. O principal pensamento é de tornar esses estudantes visíveis à sociedade, que seus talentos sejam reconhecidos e identificados. Às vezes não sabemos como fazer o processo de identificação, o seminário vem com essa proposta”, expressou.
O professor doutor Silvio Carlos dos Santos, expressou a sua satisfação por participar do seminário e elogiou o NAAH/S. “Sinto-me honrado em estar aqui para esse seminário e falar sobre altas habilidades e superdotação. Já estive em muitos lugares, conheci a estrutura de alguns deles, mas não vi nada parecido com o que vocês têm aqui. Em três anos, o coordenador Fabiano transformou aquilo tudo. Um prédio próprio, de 40 alunos para quase 200, de sete professores para 18. O núcleo faz formação para todo o estado, para as redes estadual e municipais de educação. É uma grande estrutura. Parabéns”, afirmou.
O NAAH/S é um espaço voltado para atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação, matriculados no sistema público de ensino, que se destacam nas seguintes áreas isoladas ou combinadas: acadêmica, liderança, psicomotora e artes. O objetivo do núcleo é desenvolver as potencialidades criativas e o senso crítico dos estudantes, a fim de que não sejam desperdiçados seus talentos.
Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo
Fotos: Antônio Martins
17/08/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI