5/02/2020 5:58 pm

Seminários sobre o novo Fundeb já foram realizados em três municípios maranhenses, nesta semana

Seminário em defesa do Fundeb foi realizado nesta quarta-feira, em Imperatriz

Seminário em defesa do Fundeb foi realizado nesta quarta-feira, em Imperatriz

Os Seminários em Defesa de um novo Fundeb ampliado e permanente foram realizados nesta semana, em três municípios maranhenses. A agenda que iniciou na segunda-feira (3), em São João dos Patos, percorreu ainda Balsas (4) e Imperatriz (5). Os seminários, que têm como intuito ampliar, qualificar e incentivar o debate na sociedade sobre o novo Fundeb, prosseguirão em outros 10 municípios maranhenses.

O debate já mobilizou participantes das regiões tocantina, sertão e sul maranhense, em torno deste que atualmente é o principal tema em discussão no país, na área educacional.

“Os seminários que já foram realizados em 3 municípios maranhenses, contaram com ampla participação da sociedade civil, que está participando desse debate em defesa de um Fundeb permanente e ampliado, que garanta mais investimentos para a educação básica”, destacou a secretária Adjunta da Seduc, Karen Barros.

Andressa Antero Cardoso é estudante do 3º ano do CE Henrique de La Roque, localizado em João Lisboa, e fez questão de participar do seminário realizado em Imperatriz. “Os seminários estão ajudando a informar as pessoas sobre o quão importante o Fundeb é e como sua extinção trará consequências para a educação brasileira”, reforçou a estudante.

Eurami Reis é professora de História, em Imperatriz, e ressaltou que discutir e defender um novo Fundeb é fundamental para garantir melhores condições à educação no país. “Diálogo muito importante, que traz à tona a discussão do novo Fundeb e os impactos que o país sofrerá caso ele deixe de existir, pois com certeza a educação ficará caótica. E o povo brasileiro precisa defender a permanência do Fundeb”, disse.

Os seminários prosseguirão na próxima semana nos municípios de Governador Nunes Freire, Cururupu e Viana, atendendo as regiões do Alto Turi, Litoral ocidental e baixada maranhense.

Fundeb

Em vigor desde 2007, o Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb – é um mecanismo de redistribuição de recursos destinados à educação básica. Por lei, o Fundeb atual tem validade até 31 de dezembro de 2020. Por esta razão, tramitam propostas parlamentares na Câmara e no Senado que pactuam pela permanência do fundo, mas ainda divergem sobre a sua composição orçamentária e o repasse da União, que atualmente é de 10% do valor total dos fundos nos estados e municípios.

Fonte: Seduc
05/02/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI