Com o tema “Outubro Rosa, a Seduc de peito aberto”, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (22), no auditório do órgão, um dia especial, dedicado à conscientização dos servidores sobre o câncer de mama. A programação contou com palestra e depoimentos de funcionários, que já viveram e venceram a doença e outros que estão na luta contra a enfermidade.
Organizada pela Unidade Gestora de Atividade Meio (Ugam) e a Superintendência de Recursos Humanos da Seduc, o evento, também, promoveu a arrecadação de produtos de limpeza, higiene, materiais de cama e banho, além de produtos alimentícios que serão doados ao Hospital Aldenora Belo.
A secretária Áurea Prazeres agradeceu o empenho de servidores da Seduc para realização da campanha. “A Seduc está envolvida na campanha nacional do Outubro Rosa, não somente com doação de produtos, mas conscientizando as servidoras para a prevenção e discutindo políticas públicas voltadas para as mulheres, que envolvem a saúde, segurança e a vida da mulher”, ressaltou.
A ação da Seduc contou, também, com a participação da Secretaria de Estado da Mulher. A secretária Laurinda Pinto, foi representada por Rosiane Cutrim, que destacou em sua fala as ações desenvolvidas pela pasta em prol do bem estar da saúde feminina. “Queremos garantir a funcionalidade da saúde à mulher, acabar com a violência e, principalmente, com o feminicídio”, pontuou.
Depoimentos
“Somos capazes de superar desafios, temos pessoas que venceram a doença; só precisamos de coragem para enfrentar as dificuldades”, frisou o advogado e escritor, Prêntece Veloso, que há dois anos descobriu que tinha câncer. A descoberta só foi possível por incentivo dos amigos que o encorajaram para fazer o exame. E segundo ele, se não fosse os amigos e a família, poderia não estar mais com vida.
“Sabemos que essa doença existe, mas pensamos que não acontecerá conosco, daí a importância de nos cuidarmos, e os exames são importantíssimos para nossa saúde, e essa campanha interna serve para isso, para nos alertar” disse a servidora Clarissa Almeida.
A jornalista Anne Glauce Freire comentou que a campanha serve para evitar perdas, “pois quando se descobre a doença no início as chances de cura são maiores”, realçou.
Para a professora Valda Maria Souza, o mais importante dessa ação é a sensibilização para a prevenção que evita muitas mortes. “As mulheres precisam fazer o exame preventivo, pois assim evitaremos muitas perdas, as mulheres precisam se cuidar mais. Estamos tão envolvidas com os outros que esquecemos de nós mesmas”, acentuou.
Alerta
Fazer o exame para algumas mulheres é traumático, mas os perigos são maiores. Não custa lembrar, independente do sexo, o cuidado com a saúde é para todos. O autoconhecimento e a informação são fundamentais, quanto mais precoce a descoberta, mais chances de recuperação e cura.
“É importante saber que você não está sozinha e que tem o suporte que necessita, o fim do tratamento é o início de uma nova vida saudável, mantendo alguns cuidados”, pontuou a ginecologista Solange Noronha.
No final do evento foram sorteados livros e brindes para os presentes.
Texto: Lucivaldo Loppes
Fotos/Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI