23/10/2015 5:12 pm

Servidores da educação participam da campanha de prevenção ao câncer de mama

Foto 2 - Servidores da educação participam da campanha de prevenção ao câncer de mama

Servidoras homenageadas falam da importância da prevenção

Com o tema “Outubro Rosa, a Seduc de peito aberto”, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (22), no auditório do órgão, um dia especial, dedicado à conscientização dos servidores sobre o câncer de mama. A programação contou com palestra e depoimentos de funcionários, que já viveram e venceram a doença e outros que estão na luta contra a enfermidade.

Organizada pela Unidade Gestora de Atividade Meio (Ugam) e a Superintendência de Recursos Humanos da Seduc, o evento, também, promoveu a arrecadação de produtos de limpeza, higiene, materiais de cama e banho, além de produtos alimentícios que serão doados ao Hospital Aldenora Belo.

Foto 1 - Servidores da educação participam da campanha de prevenção ao câncer de mama

Secretária Áurea Prazeres destaca empenho dos servidores da educação para intensificar a campanha no órgão

A secretária Áurea Prazeres agradeceu o empenho de servidores da Seduc para realização da campanha. “A Seduc está envolvida na campanha nacional do Outubro Rosa, não somente com doação de produtos, mas conscientizando as servidoras para a prevenção e discutindo políticas públicas voltadas para as mulheres, que envolvem a saúde, segurança e a vida da mulher”, ressaltou.

A ação da Seduc contou, também, com a participação da Secretaria de Estado da Mulher. A secretária Laurinda Pinto, foi representada por Rosiane Cutrim, que destacou em sua fala as ações desenvolvidas pela pasta em prol do bem estar da saúde feminina. “Queremos garantir a funcionalidade da saúde à mulher, acabar com a violência e, principalmente, com o feminicídio”, pontuou.

Depoimentos

Foto 3 - Servidores da educação participam da campanha de prevenção ao câncer de mama

Palestras com profissionais e orientações marcaram a programação

“Somos capazes de superar desafios, temos pessoas que venceram a doença; só precisamos de coragem para enfrentar as dificuldades”, frisou o advogado e escritor, Prêntece Veloso, que há dois anos descobriu que tinha câncer. A descoberta só foi possível por incentivo dos amigos que o encorajaram para fazer o exame. E segundo ele, se não fosse os amigos e a família, poderia não estar mais com vida.

“Sabemos que essa doença existe, mas pensamos que não acontecerá conosco, daí a importância de nos cuidarmos, e os exames são importantíssimos para nossa saúde, e essa campanha interna serve para isso, para nos alertar” disse a servidora Clarissa Almeida.

A jornalista Anne Glauce Freire comentou que a campanha serve para evitar perdas, “pois quando se descobre a doença no início as chances de cura são maiores”, realçou.

Para a professora Valda Maria Souza, o mais importante dessa ação é a sensibilização para a prevenção que evita muitas mortes. “As mulheres precisam fazer o exame preventivo, pois assim evitaremos muitas perdas, as mulheres precisam se cuidar mais. Estamos tão envolvidas com os outros que esquecemos de nós mesmas”, acentuou.

Alerta

Fazer o exame para algumas mulheres é traumático, mas os perigos são maiores. Não custa lembrar, independente do sexo, o cuidado com a saúde é para todos. O autoconhecimento e a informação são fundamentais, quanto mais precoce a descoberta, mais chances de recuperação e cura.

“É importante saber que você não está sozinha e que tem o suporte que necessita, o fim do tratamento é o início de uma nova vida saudável, mantendo alguns cuidados”, pontuou a ginecologista Solange Noronha.

No final do evento foram sorteados livros e brindes para os presentes.

Texto: Lucivaldo Loppes

Fotos/Lauro Vasconcelos