31/08/2016 12:40 am

Servidores da Educação recebem orientações sobre alimentação adequada

Servidores da Seduc recebem orientações de nutricionistas

“É importante uma ação como essa porque vem contribuir para o nosso rendimento profissional, já que uma alimentação adequada melhora nossa saúde”, destacou Miriam Savarino, da Supervisão de Serviços Gerais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que participou nesta terça-feira (30), no auditório do órgão, de avalição nutricional alusiva ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto.

Promovida pela Supervisão de Alimentação Escolar (Supae) da Seduc, a programação incluiu durante todo o dia atividades de avaliação nutricional e orientação sobre alimentação adequada. Houve verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e, com base no resultado, os servidores foram orientados sobre seu estado nutricional e quais condutas devem ser adotadas para ter uma alimentação adequada e uma vida mais saudável.

Servidores da Seduc recebem orientações de nutricionistas

De acordo com a supervisora Nathália Isabella Lima, a atividade foi idealizada para melhorar a qualidade de vida dos servidores, a partir de hábitos saudáveis. “Com a alimentação adequada, os servidores evitarão problemas de saúde e terão qualidade de vida”, disse acrescentando que a programação será fixada no calendário de atividades da secretaria.

O engenheiro civil, Marcelo Souza Viana, da Supervisão de Fiscalização da Seduc, relatou que trabalha há mais 20 anos no órgão e foi a primeira vez que houve uma atividade nessa parecida. Ele afirmou que, após a atividade, vai inovar na alimentação. “Às vezes a gente se esquece de cuidar da saúde em meio a tanta atividade e foi bom porque fomos avaliados. A partir de agora, vou inovar em minha alimentação. Espero que essa atividade se repita”, realçou.

Alimentação escolar

Nestes meses de agosto e setembro, a Supae está realizando palestras sobre a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em 23 escolas, situadas em São Luís, contemplando também a zona rural, e no município de São José de Ribamar. A atividade consiste em orientar os alunos da rede estadual de ensino quanto à alimentação adequada. Ainda neste semestre, também devem ser iniciadas as atividades tanto de EAN, quanto de Teste de Aceitabilidade e Avaliação Nutricional nas demais Unidades Regionais de Educação a fim de atender professores nos municípios maranhenses.

“Essa atividade é de suma importância no ambiente escolar, pois na escola podemos iniciar o processo de conscientização dos estudantes. Na medida que os orientamos, as dúvidas vão surgindo e esclarecemos algumas questões, como os males do consumo de refrigerantes, a composição dos sucos de caixa, a preferência por de alimentos com quantidades elevadas de sódio, como salsicha e linguiça e de como esses alimentos fazem mal à saúde”, ressalta Nathália Isabella Lima.

Segundo ela, o despertar dessa consciência é importante inclusive para que o cardápio elaborado pela Seduc seja aceito pelos alunos, visto que ele é baseado no consumo de alimentos saudáveis, que atendam as necessidades nutricionais dos alunos, conforme a modalidade de ensino, respeitando os hábitos alimentares e aproveitando alimentos regionais, que são ricos em micronutrientes e possuem preço mais acessível.

Fotos/Divulgação