6/04/2016 10:20 pm

“Sim, Eu Posso!” impulsiona alfabetização de mais de 14 mil pessoas em cidades com menor IDH

“Partimos da compreensão que a educação é o instrumento central de inclusão e emancipação de um povo, nesse sentido, a alfabetização é parte desse processo e se torna uma ação de extrema relevância no Maranhão”. Foi o que disse o superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão, Claudinei Rodrigues, ao referenciar o grau de importância do “Programa Sim, Eu Posso !”, inserido no plano de gestão do governador Flávio Dino.

O método de alfabetização, concebido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho de Cuba (Iplac), aliado aos círculos de cultura da pedagogia Freireana, visa alfabetizar em oito meses mais de 14 mil jovens, adultos e idosos em oito municípios maranhenses dos 30 que apresentam menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A ideia é contribuir para a elevação do IDH destas cidades, investindo na educação dos seus habitantes. “Essa é uma ação fundamental de inclusão social, que proporcionará uma participação maior dessas pessoas na sociedade, o que se constitui, portanto, numa ação educativa de garantia de direitos humanos”, garantiu o superintendente.

Para avançar nas etapas de concretização do programa, a superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais está realizando, nesta semana, a formação de 16 multiplicadores (coordenadores), que atuarão nos municípios beneficiados. Estes repassarão a metodologia de ensino aos alfabetizadores de turma nas cidades.

A próxima etapa da jornada ‘Sim, Eu Posso’, já nos municípios, terá duração de oito meses. Nos três primeiros, ocorrerá o processo de alfabetização em si. Nos cinco restantes, os recém-alfabetizados participarão de um processo chamado ‘Círculo de Cultura’, em que vencerão, também, o chamado analfabetismo funcional, e lhes permitirá fazer leituras críticas da realidade, tendo como referencial teórico os fundamentos dos círculos de cultura da Pedagogia Freireana.

Ações de mobilização

Antes desta fase, ocorreu uma ação conjunta de mobilização entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), com a assessoria técnico-pedagógica do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e a Universidade Federal do Maranhão (Uema). O objetivo era a realização de visitas institucionais às prefeituras, câmaras municipais, entidades da sociedade civil, entrelaçando os atores sociais, para redução do analfabetismo no Maranhão.

O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca que o Governo está firmando parcerias com organizações da sociedade civil e do poder público para garantir a mobilização da jornada de alfabetização nos oito municípios atendidos pelo ‘Sim, eu posso’. “O Estado está realizando importantes parcerias porque, com o empenho de todos, será possível combater essa chaga, que é o analfabetismo em nosso estado”, avaliou.

Felipe Camarão ressalta que o combate ao analfabetismo é uma das ações estratégicas do Governo, e que visa, também, priorizar a superação da pobreza e desigualdade social. “Por isso, a ‘Mobilização Pela Alfabetização Sim, Eu Posso!’vai acontecer, inicialmente, em oito municípios, entre os 30 que são alvos do Plano ‘Mais IDH’”.

Os outros 22 municípios do Plano ‘Mais IDH’ também receberão a Mobilização Pela Alfabetização, por intermédio do Programa Federal Brasil Alfabetizado, com contrapartida do Estado. A meta é beneficiar mais de 48 mil jovens, adultos e idosos.

Os municípios beneficiados inicialmente são os de Água Doce, Aldeias Altas, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Santana do Maranhão, São João do Caru e São Raimundo do Doca Bezerra, que fazem parte do Plano ‘Mais IDH’.

Fonte: Secap
Texto: Dyego Rodrigues