16/03/2020 6:07 pm

“Só felicidade e orgulho”, diz pequena moradora do Capão com a chegada de Escola Digna

Casa onde funcionava a escola de Neide da Silva, de 11 anos

Casa onde funcionava a escola de Neide da Silva, de 11 anos

“Aqui tem tudo! Tem ventilador, cadeira, geladeira, banheiro ‘pra’ todo mundo. Eu tenho felicidade e orgulho porque a escola ‘tá’ linda”, diz Neide da Silva, 11 anos, após a chegada da primeira Escola Digna ao povoado Capão, localizada a cerca de 70 quilômetros da cidade de Santa Quitéria, interior do Maranhão.

Lá vivem 22 famílias, todos parentes. É onde mora a pequena Neide e outras dezenas de crianças, que até o início deste mês nunca viveram a experiência de estudar em uma escola com o mínimo de conforto e estrutura.

A Unidade Escolar São Raimundo, única escolinha do povoado, foi criada há 19 anos e sempre funcionou em estruturas precárias, improvisadas. Algumas vezes a sala de aula multisseriada era improvisada na sala da casa de algum morador. E durante 16 anos funcionou em um barracão de pouco mais de 3 m², coberto de palha, meia parede de adobe caindo aos pedaços, sem portas, com piso de chão batido. A escolinha também não tinha banheiro, nem cozinha. Era de fato uma situação de extrema precariedade, que entristecia a pequena Neide.

Nova sala de aula da Escola Digna do povoado Capão

Nova sala de aula da Escola Digna do povoado Capão

“Era muito ruim, cheia de buraco, molhava muito! Na hora que começava a chover a gente ia embora. A gente ia tudo embora cedo por causa da água que molhava tudo lá dentro, alagava”, lembra Neide.

O último dia 6 de março (segunda-feira) foi um marco importante para a comunidade de Capão. Avós, pais e filhos finalmente passaram por uma virada de página de um capítulo triste na história educacional de meninos e meninas do povoado. Por meio do Programa Escola Digna, o Governo do Maranhão construiu e entregou o novo prédio escolar do povoado Capão. A nova Unidade Escolar São Raimundo tem duas salas de aula, secretária, cozinha e banheiros, mobília padrão Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), tudo digno, como Neide sempre sonhou.

“Eu não vou mais estudar aqui, vou estudar no outro povoado, mas as crianças ‘menor’ vão estudar, não vão mais sofrer”, conclui Neide.

Para o secretário de Educação, Felipe Camarão, a história de Neide traduz o sentimento de milhares de crianças pelos rincões do Maranhão, que depois de anos de abandono estão tendo a felicidade de receber uma Escola Digna. “A fala da pequena Neide nos comove e, ao mesmo tempo, nos enche de felicidade por ver o quanto uma estrutura escolar subumana pode mexer na autoestima de uma criança. E nos enche de felicidade, por termos a possibilidade de estar transformando essa história”, destaca Felipe Camarão, que continua.

“Esse depoimento de felicidade e orgulho só fortalece a nossa certeza de que cada prédio que entregamos traz junto uma dose generosa de dignidade, de autoestima resgatada e esperança renovada. Sou muito feliz em estar ajudando o governador Flávio Dino a construir essa história transformadora, a trabalhar para reduzir as desigualdades entre os maranhenses e criar oportunidades, principalmente, para os mais humildes”, finaliza Camarão.

Fonte: Seduc
Texto: Maria Regina
Fotos: Lauro Vasconcelos
16/03/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI