Com o intuito de fortalecer a Educação Escolar Quilombola e garantir processos de ensino e aprendizagem significativos para toda a comunidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), com a Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR) e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), está realizando Oficinas Formativas de Implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para Qualidade na Educação Quilombola e Diagnóstico para Implementação da Estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar.
As oficinas serão realizadas no Centro de Ensino Professora Maria Casimiro Soares (Minhocão), em Bacabal, nesta quarta (25), das 9 às 17h, e quinta-feira (26), das 9 às 13h.
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, ressalta que a Trajetória de Sucesso Escolar Quilombola é a mais importante estratégia do Unicef no Brasil para impactar positivamente o ensino diretamente na gestão dentro de sala de aula, tendo como prioridade a inclusão educacional do povo quilombola.
“O Maranhão é referência nesse sentido, para nós. Junto com a Seduc e a SEIR, estamos enfrentando a distorção idade-série e a cultura do fracasso escolar que afetam historicamente as populações tradicionais afrodescendentes. É um marco de nosso trabalho em parceria com a educação no país e é uma das mais importantes iniciativas para contribuirmos por direitos efetivamente inclusivos no Brasil”, destacou.
As oficinas formativas constituem-se como ação mobilizadora das políticas educacionais antirracistas envolvidas na proposta pedagógica da rede estadual de ensino do Maranhão que dará voz à comunidade escolar, sobretudo aos estudantes que terão a oportunidade de expor seus anseios nesse espaço, bem como colaborar para que todo o sistema de ensino maranhense potencialize as ações de enfrentamento ao racismo e, ainda, promover relações sociais de respeito à igualdade de direitos de todos.
Os encontros também auxiliarão a Seduc no encaminhamento assertivo para a elaboração e redimensionamento de ações para o fortalecimento do ensino público nas Escolas Quilombolas, reunindo um conjunto de elementos e atividades geradoras de produtos e serviços que servirão como impulsionadores do protagonismo do estudante quilombola a partir de suas especificidades.
O supervisor de Modalidades e Diversidades Educacionais, Jocenilson Costa, destacou a importância da parceria para o fortalecimento da Educação Quilombola. “Juntos estamos somando esforços para ampliação dessa agenda de modo que ela se materialize no espaço escolar e coloque os nossos estudantes na centralidade de todo o processo”, ressaltou.
SERVIÇO
O quê: Oficinas formativas de Implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para Qualidade da Educação Escolar Quilombola;
Quando: Nesta quarta (25), das 9h às 17h; e quinta-feira (26), das 9h às 13h;
Onde: Centro de Ensino Professora Maria Casimiro Soares (Minhocão) – Rua Clores Miranda, s/n, Centro, Bacabal – Maranhão.
Fonte: Seduc
Foto: Divulgação
24/05/2022
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI