11/05/2022 3:47 pm

Técnicos da Seduc participam de formação com foco na coleta da Matrícula Inicial do Censo Escolar 2022

Técnicos da educação durante treinamento para o Censo 2022

Com o objetivo de dar celeridade e maior eficiência ao processo de coleta da Matrícula Inicial do Censo Escolar 2022, por meio do Sistema Educacenso, técnicos da Coordenação Estadual e Municipal do Censo Escolar participam de formação ofertada pela Coordenação Nacional, vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é responsável por gerir toda a coleta. A primeira etapa do treinamento aconteceu nessas terça-feira (10) e quarta-feira (11).

No próximo dia 18 (quarta-feira), será realizada a segunda etapa. A formação ocorre anualmente, e desde 2020 é realizada de forma virtual por conta da pandemia da Covid-19.

O treinamento tem como foco o processo de coleta da Matrícula Inicial do Censo 2022 e contempla orientações acerca das condutas adequadas ao preenchimento correto das informações no Sistema Educacenso. Além disso, são apresentados os novos campos e os campos dos formulários que sofreram alterações.

No geral, participam do treinamento equipes das coordenações estaduais de todo o Brasil, bem como os coordenadores municipais das capitais de cada estado. No Maranhão, participam 14 profissionais da coordenação estadual e do município de São Luís, os quais serão responsáveis por multiplicar as informações que receberam às equipes gestoras das escolas, bem como às coordenações dos demais municípios.

“A formação para a Coleta da Matrícula Inicial do Censo Escolar é fundamental para a compreensão do Sistema Educacenso e também para adequada realização da coleta das informações. Embora os nossos técnicos já conheçam as funcionalidades do sistema, todo ano são realizadas adaptações que refletem na inclusão de novos campos e na exclusão ou alteração dos campos que já existem. É importante conhecer todo esse processo para que possamos construir políticas públicas compatíveis com cada realidade”, destacou a professora Marcia Thais Soares Serra Pereira, superintendente de Informação e Avaliação do Desempenho Educacional.

Censo Escolar

O Censo Escolar, que é a principal pesquisa estatística da Educação Básica, no país, é coordenado pelo INEP e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo INEP. O censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

11/05/2022