Os mais de 700 estudantes aprovados no seletivo do Colégio Militar Tiradentes V, em Timon, para este ano, participaram, nesta terça-feira (27), da solenidade de ‘Entrega de Boina’, que marca oficialmente a entrega do fardamento escolar para os alunos que iniciaram sua vida estudantil na escola.
Durante o evento, os estudantes proferiram o juramento de ingresso ao Colégio Militar e, posteriormente, receberam dos padrinhos – representantes das famílias – a boina, acessório essencial na identificação do aluno. A partir disso, os recém-ingressos ao Colégio Militar oficializam a representação de uma instituição militar e formalizam uma aliança e relação de mutualidade de compromissos. A boina tem uma simbologia que é a ligação entre o aluno e o Colégio Militar.
“É uma importante parceria do Governo do Estado com a Prefeitura para trazer esse benefício à juventude de Timon. É um tipo de formação que preza pela disciplina e ajuda esses jovens a saírem das ruas e garantir um futuro de respeito e compromisso. Quem ganha é a sociedade como um todo”, afirmou o Tenente Coronel Xavier, Comandante da Polícia Militar do Maranhão, em Timon.
“Temos o compromisso de transformar a vida desses jovens, e com a parceria da Secretaria Estadual de Educação vamos conseguir proporcionar à sociedade pessoas conscientes de seu papel como cidadão”, disse o diretor da escola, Major Sousa.
Mais de 3 mil pessoas, entre pais, estudantes, convidados participaram da solenidade que foi acompanhada por autoridades de Timon e Teresina, que reconhecem a instituição como um grande aliado na formação de jovens. O Deputado Rafael Leitoa (PDT), um dos entusiastas pela implantação do Colégio Militar, participou do evento, e destacou que o CMT – V é fruto da parceria de muitas pessoas e instituições, assim como da determinação do governo do Maranhão em mudar a realidade da educação neste estado. “Quando cheguei à Assembleia Legislativa, sabia que teríamos a oportunidade de fazer muita coisa pela cidade de Timon, e assim temos feito. A Escola Militar é um dos mais importantes, mas isso não seria possível sem a ajuda de amigos que estão aqui hoje a acreditam que através da educação vamos transformar a vida desses jovens”, destacou o deputado.
Entre os pais dos alunos, o reconhecimento à importância do CMT para a sociedade local e na formação de jovens. Socorro Moraes e Raimundo Santos, pais do Elias Ramon, 16 anos, contam do orgulho que sentem de o filho ter conquistado a vaga que tanto sonhava. “É uma instituição séria e eu fico feliz por meu filho ter escolhido isso. Fui militar e ver meu filho agora com esse interesse e tendo esse estudo de qualidade é um grande orgulho”, disse o pai.
Jocélia Helena, mãe do Jefferson Henrique, estudante do 1º ano do Ensino Médio na escola, conta que se sente a mãe mais feliz do mundo em ver o filho fardado. “Que mãe não se sente orgulhosa vendo isso? Eu fico agradecida por essa parceria entre o governo do estado, a prefeitura e o deputado, para colocar essa escola aqui na cidade’, declarou Jocélia.
Além do CMT – V, Timon hoje tem duas escolas em tempo Integral: Jacira de Oliveira Silva e o polo do Instituto de Educação Tecnológica do Maranhão. E a obra de reforma do antigo prédio do CAIC, será concluída.
Fonte: Seduc/Assecom/Dep. Rafael Leitoa
Fotos\Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI