10/03/2016 2:23 pm

Tutores municipais participam de encontro do programa Formação pela Escola

Quarenta e oito tutores municipais do Programa Nacional de Formação Continuada Formação pela Escola (FPE), que cursaram o módulo de Censo Escolar, participaram, nesta quinta-feira (10), de Encontro Presencial, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE/MEC) e os municípios. O evento ocorrerá no Auditório da Secretaria de Cidades, na Avenida Getúlio Vargas, nº 1908, bairro Monte Castelo, em São Luís.

O encontro visa conhecer os técnicos que trabalham com a estatística educacional, esclarecer dúvidas sobre o módulo estudado e realizar oficinas dos ambientes virtuais SIFE/MOODLE. Ao concluírem essa etapa, todos os envolvidos no processo, estarão aptos a abrir turmas em seus municípios incentivando e acompanhando os cidadãos efetivamente na execução dos recursos oriundos do FNDE.

Participaram do evento, os Superintendentes da Seduc, Mário Alberto Xavier Gomes (Estatística) e Rosileia Saraiva (Recursos Humanos) e equipe técnica do programa: Hilda Helena, Sivanilde Matos, Solange Dantas e Joanaci Coutinho Brito.

Os cursos do Programa Formação pela Escola têm como público alvo profissionais de educação da rede pública de ensino, pais, conselheiros, técnicos e gestores públicos que atuam no segmento da educação básica, para o fortalecimento a Educação do Maranhão.

Em 2016, o Maranhão, está trabalhando com 48 tutores municipais e das Unidades Regionais de Educação. A meta a longo prazo é que todos os 217 municípios maranhenses façam adesão ao Programa.

A metodologia adotada ao trabalho de formação continuada é a modalidade Educação a Distância – EAD, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, na perspectiva de contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Os cursos oferecidos estão organizados em módulos de 60h que são: Tutoria – para a formação de tutores; CB – Curso de Competências Básicas; PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola; PTE – Programa de Transporte do Escolar; PLI – Programas do Livro; PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar; FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação; CSC – Controle Social para uma Gestão Cidadã; SIOPE- Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação e Censo Escolar e Prestação de Contas.

Segundo a Supervisora de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos, Maria Felix, “o Programa Formação pela Escola é uma ação muito importante para o Estado, pois dissemina o conhecimento oriundos dos Programas financiados pelo FNDE e, sobretudo, o Censo Escolar que vem contribuir com os dados estatísticos mais próximos da realidade do Estado como também dar suporte Pedagógico aos Técnicos envolvidos nos Programas, colocando-os à disposição dos Tutores para esclarecimentos e dúvidas”, explicou.

A Coordenação Estadual Programa Instituto Formar pela Escola no Maranhão faz parte da Supervisão de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos da Seduc. Para obter mais informações os interessados devem enviar e-mail para: capacitação@educacao.ma.gov.br ou fpemaranhao@hotmail.

10/03/2016 2:23 pm

Tutores municipais participam de encontro do programa Formação pela Escola