4/12/2015 8:30 pm

UEMA recebe programa de mestrado profissional em matemática da sociedade brasileira de matemática em 2016

Novo Edital do Exame Nacional de acesso ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), contempla a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) como instituição associada ao programa, liberando 15 vagas para a primeira turma do mestrado a ser formada em 2016.

O PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática que atende professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O curso é semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela SBM.

O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino e a aumentar a qualidade da formação em matemática do professor em todo o território nacional. Para o coordenador local do PROFMAT-UEMA, prof. Dr. João Coelho, esse é um novo passo para o desenvolvimento da educação e do ensino da matemática no Estado “educadores bem qualificados podem formar melhor e inspirar novos profissionais da matemática, contribuindo para o crescimento e valorização do trabalho do professor de matemática”.

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) podem ser realizadas a partir do dia 04 de dezembro de 2015 e ficarão disponíveis no site do programa até o dia 04 de janeiro de 2016 às 17h, horário oficial de Brasília. O ENA será realizado no dia 27 de fevereiro de 2016 das 14h às 18h, horário oficial de Brasília. O resultado final será publicado no dia 29 de abril de 2016 com matrículas a serem realizadas a partir do dia 2 de maio.

O programa foi recomendado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em outubro de 2010. O reconhecimento do PROFMAT pelo Conselho Nacional de Educação – CNE foi concebido através da Portaria n° 1325, e Retificada pela Portaria n° 1105. Edital e mais informações através do link http:/www.profmat-sbm.org.br.

Folder A3 - PROFMAT_001