25/04/2016 7:36 pm

Última semana para se inscrever na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Projeto realizado pela Unicamp chega à oitava e edição e já reuniu mais de 40 mil estudantes em 2015

 Professores e alunos dos ensinos Fundamental e Médio de todo país têm até a próxima sexta-feira (29 de abril) para se inscrever na 8ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Até o momento, mais de 6 mil equipes de todos os estados já se inscreveram na competição deste ano.

Chegando à 8ª edição, a Olimpíada já reuniu mais de 40 mil alunos de escolas públicas e particulares de cidades de todos os estados em 2015. A expectativa dos organizadores é que o número de inscritos supere a do ano passado especialmente em estados da região Nordeste, onde há participação mais expressiva.

Em um formato original idealizado especialmente para essa competição, a Olimpíada é realizada por equipes compostas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos).

Ao todo, são cinco fases realizadas de forma online pelas equipes que duram uma semana cada uma. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação dos professores.

“A proposta é justamente estimular que os alunos pesquisem e aprendam a buscar conhecimento, informação, dados sobre a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas. Esse formato permite o envolvimento dos alunos e professores. A cada ano, vemos mais alunos empenhados na Olimpíada, participando a partir de todos os cantos do país”, disse Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB.

A primeira fase terá início dia 9 de maio, finalizando a quinta etapa em 11 de junho. Após as cinco etapas, no mínimo 200 equipes (800 participantes) são classificadas para a final presencial. Os alunos participam desta fase na Unicamp, em Campinas-SP, onde realizam uma prova dissertativa. O resultado e as medalhas são entregues no dia seguinte. A final está marcada para 20 e 21 de agosto.

Neste ano, a Olimpíada sofreu um corte de 35% na verba concedida pelo CNPq para custear a produção da competição. A redução dos valores foi resultado de cortes gerais ocorridos em ações relacionadas à educação em nível federal. Alguns ajustes serão necessários, mas o formato tradicional da Olimpíada está sendo mantido, com todas as etapas das provas online e presencial.

Formação de professores

A Olimpíada prevê também um programa voltado aos professores. Neste ano, o 3° Curso de Formação da ONHB: “História dos índios na sala de aula” é realizado entre os dias 1º de março e 8 de maio, por meio de aulas online gravadas com grandes especialistas no assunto, materiais didáticos e atividades acompanhadas por tutores. O objetivo é capacitar o professor para tratar questões relacionadas à cultura e história indígena com alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Ao todo, mais 500 docentes participam do programa em 2016.

 

Serviço:

Inscrições: até 29/04

Valores por equipe: R$ 45,00 (alunos de escolas públicas) e R$ 90,00 (alunos de escolas particulares)

As inscrições podem ser feitas pelo site: olimpiadadehistoria.com.br

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI