23/10/2019 9:20 am

Último Aulão Mais Ideb anima o sábado de estudantes na URE de Imperatriz

No último sábado (19), estudantes dos Centro de Ensino do município de Imperatriz participaram do último Aulão Mais Ideb #PartiuEnem. Os Aulões são uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e tem por objetivo elevar a qualidade do ensino e alavancar os índices educacionais do Maranhão.

Para tanto foram promovidos, ao longo de 6 meses, 16 aulões dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, ministrados por professores da rede pública estadual, contemplando as habilidades e os descritores da matriz de referência do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e conteúdos para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio

O último Aulão contou com a presença de quase 1500 estudantes, que além das aulas também participaram de outras atividades diferenciadas de encerramento, como: recreação, dinâmicas e confraternização, que contou com um cardápio variado, na hora do lanche e almoço.

No Centro de Ensino Professor Edinan Moraes, em Imperatriz, por exemplo, os estudantes estavam muito empolgados e motivados a cada descritor trabalhado. Os conteúdos de Língua Portuguesa foram ministrados pela gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profa. Dra. Orleane Evangelista de Santana, que oportunizou aos estudantes uma importante revisão de todos os descritores estudados. Orleane de Santana, também ministrou aulas no Centro de Ensino Nova Vitória.

“Com competência e muita garra, vencemos essa longa caminhada de Aulões e Aulinhas Mais Ideb. Tudo graças ao empenho que a equipe gestora realizou em cada escola para acolher os estudantes aos sábados e também graças ao trabalho dos nossos competentes docentes, tanto os de sala de aula quanto os dos Aulões”, destaca a gestora Regional.

“Após toda essa trajetória, sentimos que as sementes foram lançadas e agora vamos esperar os frutos. Neste último sábado, eu me emocionei ao ver que os jovens aceitaram a proposta dos Aulões Mais Ideb e, nós que acreditamos na educação, esperamos que além das metas a serem alcançadas eles também sejam excelentes cidadãos”, conta a gestora escolar do CE Nova Vitória, Francisca Célia Chaves Sá Rocha.

Para a gestora adjunta do Centro de Ensino Henrique de La Roque, em João Lisboa, Nasaré Morais da Silva, os resultados são fruto do trabalho coletivo da equipe da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) e de cada um dos gestores escolares.

“Não medimos esforços para incentivar e trazer os alunos para a escola aos sábados, com certeza o resultado será positivo rumo a nossa meta”, disse gestora adjunta.

Já no CE Henrique de La Roque, o último Aulão além dos ensinamentos em Língua Portuguesa contou com uma confraternização entre os estudantes.

A estudante Andréia Pinheiro, do Centro de Ensino Mourão Rangel, localizado na Praça Brasil, em Imperatriz, participou ativamente dos Aulões e afirma que o programa Mais Ideb ajudou muito na sua aprendizagem. “Sei que o conhecimento adquirido será útil não somente para a prova do Saeb, que espero ter êxito, mas também para o Enem”, diz.

O estudante Jonas de Sousa Moreira, do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, em Porto Franco, também concorda com o bom aproveitamento que teve durante os Aulões. “Gostaria de agradecer ao Governo do Estado do Maranhão por todas as ações do Programa Mais Ideb, e por todos aulões acontecidos. Foi uma grande experiência para mim e um enriquecimento imenso ter participado. Espero alcançar um bom desempenho nas provas do Saeb e também no Enem”, reforça Jonas de Sousa.

Aulões preparatórios para o Saeb e Enem

No Maranhão a prova do Saeb acontece no período de 21/10 a 01/11, a aplicação das provas, que são um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas a cada dois anos, que permitem ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar diagnóstico da educação básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Já as provas do Enem, em 2019, serão aplicadas nos dias 03 e 10/11.

“Nossa expectativa é ultrapassar os 80% de frequência nas provas do Saeb e também desejamos que os estudantes consigam um excelente desempenho nas avaliações externas, tanto no Saeb quanto no Enem. O resultado das provas do Seama, que é o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, já mostrou que a URE de Imperatriz tem melhorado, porque a conseguimos o 2º Lugar no desempenho em Língua Portuguesa e também em Matemática, no ranking das Regionais de Educação. E após esse período preparatório e, pelo grande esforço empreendido, acredito que vamos alcançar o maior Ideb de nossa história”, finaliza a gestora regional, Orleane Santana.

Texto: Aparecida Marconcini Prestes
22/10/2019