11/06/2022 2:10 pm

Unidades Regionais realizam Conferência Intermunicipal de Educação da Região Tocantina-Maranhense

O Fórum Estadual de Educação (FEE/MA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Unidades Regionais de Educação de Imperatriz e Açailândia, realizou nos dias 06, 07 e 08 de junho, a Conferência Intermunicipal da Região Tocantina Maranhense (COMAE) 2022. O evento ocorreu de forma online e contou com a participação de 17 municípios da regional, que debateram sobre o tema “Estado Democrático de Direito e Defesa da Educação Pública, Laica, Inclusiva, com Equidade e Qualidade Social”.

Em média, 300 pessoas por dia participaram das atividades realizadas pela “COMAE Tocantina – Maranhense 2022”, que teve na abertura a saudação da secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva. A palestra-magna foi proferida pelo Professor Clovis Marques Junior, que aprofundou o tema sobre educação utilizando dados da sua pesquisa de doutorado.

“Todas as conquistas que aqui tivemos, seguramente, foram fruto da luta dos profissionais da educação, dos estudantes e de todos aqueles que fazem esse movimento propositivo para que a educação avance. O governador Carlos Brandão, ao assumir o Governo, deixou muito claro a prioridade da educação e da continuidade das políticas públicas estruturantes. Debater sobre educação, em busca de melhorias, tem um valor imensurável e o Governo do Estado é parceiro nessa causa”, destacou a secretária Leuzinete Pereira da Silva.

Durante os três dias de atividades, a COMAE Tocantina-Maranhense possibilitou que os delegados pudessem elaborar e votar nas proposições feitas pelos Grupos de Trabalhos e oportunizou um espaço aberto à comunidade educacional maranhense para discussão e proposições em defesa da educação pública.

A Gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profa. Dra. Orleane Santana, em seu discurso de abertura, saudou os presentes e refletiu acerca da temática proposta e a importância da defesa do Estado Democrático de Direito, como garantidor de uma educação laica, inclusiva, com equidade e qualidade social.

“As dimensões humanas, politicas, históricas, críticas, transformadoras da Educação são reconhecidas pela educação com qualidade social. Desta forma, temos uma grande responsabilidade como educadores. Não é uma tarefa fácil e é muito bom sabermos que não estamos sozinhos nessa luta. E muito bom saber que termos um governador e uma secretária que são sensíveis a isso, unidos como todos os nossos educadores”, afirmou a professora Orleane.

A COMAE/2022 está articulada com a Conferência Nacional Popular (CONAPE/2022), a ser realizada em julho deste ano, sob a coordenação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), e com a Conferência Nacional de Educação (CONAE/2022), que ocorrerá em novembro de 2022 e será coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

11/06/2022
Texto: Carlos Leen