11/06/2017 7:25 am

Uniforme escolar: equidade e pertencimento

foto felipe camarão nova

Secretário de Estado da educação, Felipe Camarão

Mais uma vez o governador Flávio Dino sai na vanguarda em relação à educação maranhense, como o primeiro governador que entregou fardamentos para todos os estudantes da rede estadual de ensino, de todas as modalidades, níveis e diversidades educacionais. Ao todo estão sendo entregues, nesses dias, 720.446 unidades, a 360.233 estudantes, com o investimento da ordem de R$ 5.604.232,29.

Apesar dos números expressivos, a entrega de fardamento aos estudantes não pode ser vista isoladamente, pois integra as ações da macropolítica da educação do Maranhão, Escola Digna, cujos investimentos perpassam por todos os aspectos da educação escolar, começando pela infraestrutura das escolas, a valorização dos profissionais, a gestão democrática, o ensino, a aprendizagem e a formação de estudantes com um olhar mais crítico, reflexivo e participativo. E é neste último ponto, que se incluem os novos uniformes.

A professora e gestora escolar do Centro de Ensino Renascença, Mariza Lima Arruda Nobre, em seu discurso durante a entrega, nesta semana, de aproximadamente 150 mil uniformes a estudantes das escolas estaduais de São Luís, sintetizou bem o momento no qual vive a educação do Maranhão: “Muitas ações desse programa [Escola Digna] são perceptíveis, a dignidade tem chegado sim, principalmente, nos lugares mais longínquos e marginalizados deste estado, aos municípios onde se encontram os grandes bolsões de pobreza e onde as escolas não eram escolas, mas pequenas taperas que abrigavam jovens e crianças desprovidos das mínimas condições que uma escola deve ter. Sabemos, senhor governador, que uma escola digna não deve ser direito apenas de uma minoria, mas um direito de todos. As condições para que o processo ensino-aprendizagem aconteça com qualidade deve ser prioridade de qualquer governo comprometido com sua população. O caminho é longo, a trilha é difícil, mas não é impossível de se chegar. […] Dignidade é um substantivo abstrato, entretanto, estamos hoje vivenciando a concretude dessa palavra, vivenciamos o exemplo de que é possível garantir as mesmas oportunidades sociais aos jovens estudantes de nossas escolas”, enfatizou emocionada.

secretária adjunta Rosyjane Pinto

Rosyjane Pinto, Secretária Adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação

Em se tratando de oportunidades iguais para todos, desde que foram criados, em meados de 1890, pelos estudantes da Escola Normal, tradicional instituição responsável pela formação de professores, os uniformes escolares, como o próprio nome denota, simbolizam paridade, mesma identidade e igualdade para os estudantes de uma mesma rede de ensino, do mesmo estado, bem como o sentimento de pentencimento à realidade escolar à qual faz parte.

Ao escolher o modelo do uniforme, o governo do estado congregou em um mesmo desenho, além do nome da escola, as cores que compõem a Bandeira do Maranhão, identificando a diversidade do povo maranhense e, ao mesmo tempo, representando a equidade tão almejada por este governo, que vem combatendo as desigualdades e a injustiça social.

O uniforme escolar gratuito também representa apoio e atenção à renda das famílias maranhenses, que não têm como custear o fardamento de seus filhos, sobretudo, no atual momento de crise financeira pela qual atravessa o país. Além disso, foi um incremento para o empresariado local, com a contratação de empresas maranhenses, por meio de processo licitatório, para a confecção e fornecimento dos uniformes, permitindo inclusive que empresas aumentassem seu número de funcionários para a produção do fardamento, o que representa um impulso na economia de muitas famílias.

Bem mais que impactar a economia, identificar os estudantes, apoiar a famílias, a entrega dos uniformes gerou sinergia na rede estadual de ensino. Em todas as escolas, o sentimento entre os estudantes é o mesmo: “somos todos iguais, não importa a escola, bairro ou município”, como expressou o estudante Izael Francisco Rodrigues da Conceição, do C.E.Clodomir Milet, no município de Coroatá.

É assim que a educação vem sendo tratada no Maranhão, com valor e atenção que ela merece, por ser o principal elemento de transformação da pessoa humana. Parabéns, estudantes da rede pública estadual, o governo de todos nós trabalha todos os dias para que sejam grandes, nobres e que tenham a liberdade de ‘Ser’ e ‘Fazer’ um modelo de sociedade mais justo, humano e igualitário.

Felipe Camarão
Secretário de Estado da Educação