24/05/2019 5:45 pm

Urbano Santos e Araioses recebem novas escolas dignas

16350_moradores_do_povoado_barra_do_sitio_ii_em_urbano_santos_comemoram_entrega_da_escola_digna_3714434891510180517

Moradores do povoado Barra do Sitio II, em Urbano Santos, comemoram entrega da Escola Digna

Moradores de duas comunidades localizadas na zona rural dos municípios de Urbano Santos e Araioses receberam, nesta sexta-feira (24), unidades do Escola Digna. O programa, que substitui escolas com estruturas inadequadas por prédios de alvenaria e equipados, tem levado desenvolvimento e qualidade de vida, por intermédio da educação, para milhares de maranhenses que residem no campo.

Em Urbano Santos, a Unidade Escolar José Alves Araújo funcionou durante 20 anos em um pequeno barracão, no povoado Barra do Sítio II. “A gente ensinava em uma situação precária, com banheiro ruim, sala quente e agora tudo vai melhorar. Nossa comunidade está muito feliz”, afirmou o diretor Manoel Rodrigues da Silva.

A entrega da escola, que atende 45 estudantes da comunidade e, também, dos povoados vizinhos de Jabuti, Mangueira, Combuti e Barra do Sítio I, animou a comunidade, como a Elisângela dos Santos Oliveira, uma das pessoas mais entusiasmadas com a nova escola. Dos oito filhos que ela tem, seis estudarão na nova Unidade Escolar José Alves Araújo.

“Seis dos meus oito filhos vão estudar nessa escola bonita. Faz tempo que eu queria isso. Esse colégio é melhor e mais perto para os meus filhos. Antes eles “iam de moto” para o outro povoado. Vai mudar para muito melhor, estou muito feliz com essa escola no Barra do Sítio”, disse Elisângela dos Santos oliveira.

Escola Digna inaugurada no povoado Barra do Sitio II, em Urbano Santos

O secretário adjunto da Seduc, Anderson Lindoso, e o subsecretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Jonas Alves, representaram o Governo do Estado na inauguração. “Foram nove obras, em oito dias, entregues pelo Governo do Estado, ligadas à educação, incluindo sete escolas e mais dois equipamentos importantes como a sede da Ronda Escolar e a UBS localizada, no Cintra, em parceria com a prefeitura de São Luís. Ações que visam melhorar os índices educacionais no Maranhão, qualidade de vida e oportunidade para que os nossos jovens consigam ser quem eles quiserem. Um governo sério, como o do governador Flávio Dino, investe em educação porque acredita que esse é o caminho para a transformação e justiça social. Parabéns às comunidades de Urbano Santos e Araioses por estas escolas dignas”, ressaltou Anderson Lindoso.

Para o prefeito em exercício e presidente da Câmara de Vereadores, Tomás de Aquino ‘Totó’, a entrega da primeira Escola Digna do município incrementou a educação. “A entrega dessa escola digna, aqui em Barra do Sítio II, veio para melhorar a educação das nossas crianças e jovens de Urbano Santos. Agradecemos o nosso governador Flávio Dino por mais essa obra”, ressaltou.

No povoado Canto do Saco, no município de Araioses, as crianças passaram a semana indo à escola na expectativa de começar logo as aulas. “Até ontem, as aulas foram nesse lugar com pouca estrutura mas, agora, começa um novo tempo para eles. Até educação física poderão ter, porque, na outra, não era possível. Estou muito grato por essa escola. Depois que fiz a formação para gestor escolar, oferecida pelo Programa Escola Digna, voltei ao povoado e dei a notícia que a escola viria realmente, mas ninguém acreditava. Hoje, a escola está aqui, pronta para todos nós”, revelou o professor Pedro Alves de Carvalho Filho, gestor da Escola Digna Clementino Pereira de Souza.

Em Araioses, moradores do povoado Canto do Saco aguardavam a inauguração da Escola Digna

Aproximadamente 50 crianças serão beneficiadas imediatamente com a escola, que ofertará da educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental. “Araioses esperava por muito tempo por uma escola digna assim. Graças a Deus chegou o momento do nosso município. Gostaria de agradecer, em nome de todos os munícipes, ao governador Flávio Dino e aos secretários Felipe Camarão e Clayton Noleto pela dedicação de construir essa belíssima escola. Nosso desejo é que venham mais escolas desse modelo para Araioses para melhorar o trabalho dos nossos professores e convivência dos alunos, porque realmente é uma escola digna para o povo”, destacou o prefeito Cristino Gonçalves de Araújo.

Além das duas escolas, as comunidades também foram beneficiadas com a construção de poços para abastecimento da escola e também de residências vizinhas.

Mais fotos:

24/05/2019