23/01/2023 5:34 pm

URE de Imperatriz realiza encontro presencial da Expedição Formativa 2023

Equipe de organização do evento formativo

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mediação da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), realizou, na última semana, o encontro presencial da Expedição Formativa 2023, visando à melhoria da qualidade da educação do Ensino Fundamental do 4°. ao 9°. anos nos municípios da Região Tocantina.

Durante quatro dias, cerca de 250 professores de Língua Portuguesa e Matemática de várias cidades puderam participar das atividades formativas. O evento aconteceu no Centro de Ensino Graça Aranha e os formadores pedagógicos eram da UEMASUL e UFMA.

A Diretora Regional de Educação de Imperatriz, Suelly Leal avalia que a Expedição Formativa 2023 foi um importante momento de formação para professores de Português e Matemática dos anos finais da rede municipal. “Vale lembrar que é um processo formativo que visa a implementação do Documento Curricular do Território Maranhense nas unidades escolares e nas salas de aula do Maranhão”, concluiu.

Para a coordenadora pedagógica e articuladora do “Pacto Pela Aprendizagem”, Rai Sá, a Expedição Formativa 2023, é parte de um desdobramento de uma importante política pública. “Esse trabalho prima pela melhoria do ensino e da aprendizagem em uma parceria regime de colaboração entre Estados e municípios, considerando que o Estado só se desenvolve no aspecto educacional se houver melhoras nos munícipios. Tivemos todo um trabalho online antes e agora temos essa formação presencial para professores de Português e Matemática”, afirmou.

Na coordenação do evento, Orleane Santana, Gestora Regional de Educação, reuniu-se antes com os quinze gestores das secretarias municipais das cidades que abrangem a regional de Imperatriz para mobilizar os profissionais de Língua Portuguesa e Matemática.

“Nós acreditamos que todo o planejamento e toda formação de professor tem que ser contínua. O professor não pode nunca parar de estar em processo de formação. Os profissionais que estão aqui hoje já possuem estudo prévio e trazem suas experiências e fazem trocas de ideias pois são de várias cidades diferentes. Portanto, subsidiados pelos formadores, eles acabam se fortalecendo para que cheguem em suas escolas e cumpram com aquilo que se propõem”, avalia Orleane Santana.

Para a professora Iara Paiva, uma das formadoras do evento, a Expedição Formativa 2023 obteve grande êxito. “Dentro deste processo formativo eu estou trabalhando aqui com a perspectiva do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa dentro dos parâmetros dos documentos do Estado do Maranhão subsidiado pela BNCC. Tem sido maravilhosa a participação de todos e todas,” finalizou.

Texto/Fotos: Carlos Leen
23/01/2023