16/05/2016 11:47 pm

URE Imperatriz: Alunos da rede estadual participam do V Leitura na Praça

FOTO 1

As integrantes da CEIRI (Dora Mota, Luisa Sousa, Eró Cunha e Giseuda Costa), ladeadas pela gestora e diretora da Regional de Educação de Imperatriz (professoras Orleane Santana e Suelly Leal), e pela coordenadora pedagógica da UREI (profª Ivetilde Delgado)

O Dia Nacional de Luta e Denúncia contra o Racismo (13/05), em Imperatriz, foi marcado por várias atividades, na praça da Cultura. É o V Leitura na Praça: uma pausa para refletir sobre o racismo, evento realizado pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), com alunos da rede pública estadual, que apresentaram trabalhos desenvolvidos nas escolas, a partir do projeto “Escravo, nem Pensar”, parceria do Governo do Maranhão com a ONG Repórter Brasil.

As atividades do V Leitura na praça foram organizadas pelas professoras Eró Cunha, Gisêuda Costa, Doralice Mota e Luisa Sousa, da Coordenação de Educação da Igualdade Racial (CEIRI), CEIRI/UREI.

Estiveram presentes na abertura do evento, a gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Santana, a diretora Regional de Educação, professora Suelly Leal, e a coordenadora pedagógica da UREI, professora Ivetilde Delgado, que prestigiaram as apresentações dos estudantes e ficaram maravilhadas pelo desempenho e criatividade demonstrados durante as atividades.

Muitas escolas participaram do V Leitura na praça, quer seja durante visitações, exposições de materiais (desenhos, textos, livros, revistas, cartazes, pinturas e outros), quer através de apresentações com temática trabalho escravo contemporâneo, racismo, preconceito e discriminação racial, desigualdades raciais e de gênero, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, pluralidade/ diversidade étnica e cultural, entre outras.

Os alunos do CE Professor Edinan Moraes, por exemplo, apresentaram música de autoria própria; os estudantes do CE Caminho do Futuro apresentaram espetáculo teatral; alunas do CE União trouxeram a paródia; o CE Urbano Rocha levou para a praça o Grupo de Capoeira da escola e um desfile Afro (roupas e penteados) e alunos do CE Governador Archer fecharam a programação com apresentações musicais.

O V Leitura na Praça também contou com várias participações especiais, ao longo do dia: apresentação do Grupo de Dança Mirim Africander (Direção e produção da professora Ivonete), Grupo de Teatro “Mamulengo, Sem Fronteira” (Brasília), Teatro de Bonecos Mamulengo Fantochito, com o Mestre de Cultura Popular Afonso Miguel Aguiar (Piauí), Dança Afro, com LIBERTÉ Ballet Afro Contemporâneo e Grupo Cata e Conta, com a artista Jô Santos.

“Foi um grande momento de confraternização, socialização e demonstração da igualdade, como objetivo à educação para as relações étnico-raciais”, explica a professora Doralice Mota.

“Fiquei maravilhada e feliz com tudo que vi, com a quantidade de alunos presentes, com o envolvimento e participação das escolas da Regional de Educação, e com tantas atividades lúdicas e instrutivas oferecidas à comunidade durante o evento. A Unidade Regional de Educação de Imperatriz, através da Coordenação de Educação para a Igualdade Racial tem, ao longo de anos, se preocupado com a educação para as relações étnicos-raciais e para isso são realizadas várias atividades para que Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana seja realmente efetivado em nos centros de Ensino”, reforça a gestora Orleane Santana, ao parabenizar a todos que contribuíram para que a V Leitura na Praça fosse realizada com tanto sucesso.

Texto e Fotos: Cida Marconcine

16/05/2016 11:47 pm