22/04/2016 1:04 pm

URE Imperatriz: Gestores escolares colaboram com a Sistemática Avaliativa na Rede Estadual de Ensino

A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) promoveu, na quarta (20), a formação com o tema “Reestruturação da Sistemática de Avaliação da Rede Estadual de Ensino do Maranhão”. A ação teve como público-alvo os gestores escolares e coordenadores pedagógicos das 35 escolas estaduais, vinculadas à regional, envolvendo além de Imperatriz, os municípios de Amarante, Montes Altos, Campestre, São João do Paraíso, Porto Franco, Estreito, Buritirana, Lageado Novo, Davinópolis, Gov. Edison Lobão, João Lisboa, Senador La Roque e Ribamar Fiquene.

Presente na abertura do encontro, a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Santana, e a diretora de educação, Suelly Leal. “Esta formação muito contribuirá para que haja um alinhamento de ações em todo o Maranhão, em prol da aprendizagem dos alunos e, consequentemente, da melhoria dos nossos índices educacionais, visando uma educação com mais qualidade ainda”, destacou a gestora Orleane Santana.

A formação tem como objetivos: discutir as dificuldades mais recorrentes no processo de avaliação da aprendizagem escolar e analisar instrumentos de avaliação propostos pela Supervisão de Avaliação da Seduc, com vistas à elaboração de uma nova sistemática para o estado do Maranhão.

“Contribuir com a reelaboração da Sistemática de Avaliação do Sistema Estadual, no qual atuamos como profissionais, é tarefa que se faz urgente e necessária, pois nos oportuniza refletir sobre o nosso papel ativo no processo de aprendizagem dos estudantes”, explicou a coordenadora Pedagógica da UREI, Ivetilde Nascimento Delgado Mota.

Durante o encontro foram socializados com os gestores escolares e coordenadores, os resultados de meta-avaliação desenvolvida pela Seduc, no período de junho a setembro de 2015, que se constituiu como a primeira etapa desse processo, que envolverá várias outras atividades de estudos/consultas e pretende culminar na reestruturação da Sistemática de Avaliação da rede.

Após isso foi realizado trabalho em grupos para discussão de questões pertinentes à Sistemática de Avaliação; elaboradas propostas e proposições; e discutidas temáticas como: instrumentos de avaliação, recuperação paralela, instrumentos de registros e média mínima satisfatória por período e anual, conselho de classe, recuperação final, progressão parcial, certificação e SIAEP (Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas). Por último, foi elaborado o Plano de Ação/formação a ser materializado nas escolas com a equipe pedagógica e docentes.

Para a gestora do CE Governador Archer, Diana Barreto, a discussão foi oportuna. “Nesta formação, nós pudemos compartilhar vivências e nos posicionarmos quanto à realização dos conselhos de classe, instrumentos avaliativos, registros, progressões, dando encaminhamentos a todas essas questões. Cabe a nós, agora, replicarmos esses saberes nos centros de ensino para que os professores também colaborem”, destacou.

“Nós temos a necessidade e a autonomia para estarmos construindo, de forma sedimentada, esses critérios para que a avaliação possa se tornar um instrumento de fato que produza aprendizagem”, destacou  Jailson Macedo Sousa, formador da UREI, que mediou a discussão.

“Este momento é um exercício para que possamos ter esse olhar, perceber outras possibilidades, outros caminhos. E a partir desses encaminhamentos a escola vai poder ampliar esse olhar e adequar conforme sua realidade, conforme seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e estabelecer melhor os pontos aqui discutidos”, reforçou Raimunda Sá, formadora que também mediou as discussões.

Texto e Fotos: Cida Marconcine