15/03/2019 5:15 pm

Vice-prefeita de município do Rio Grande do Sul visita a Seduc para conhecer o Escola Digna

14962_14962_foto_9_vice_prefeita_de_sao_leopoldo_foto_antonio_martins_6641529378208056045_2650503773522458707

Gestora veio conhecer o ‘Escola Digna’ para levar experiências para seu município

Conhecer de perto o Programa Escola Digna, a Macropolítica Educacional do Estado do Maranhão, e tentar levar cases de sucesso para seu município. Com este objetivo Paulete Souto, vice-prefeita do município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, visitou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na manhã desta sexta-feira (15). Ela foi recebida pelo secretário de Estado de Educação em exercício, Anderson Lindoso, e pela secretaria Adjunta de Ensino, Nadya Dutra.

Paulete Souto disse que já conhecia um pouco sobre o Programa Escola Digna porque o trabalho realizado no Maranhão, principalmente na educação, hoje é referência para o Brasil. “Vocês não imaginam a repercussão, lá fora, do trabalho que vocês estão fazendo aqui. Hoje, a educação do Maranhão é referência para nós, pelos avanços que aconteceram no governo do Flávio Dino e pelo o que tem representado na questão da Educação no país”, disse Paulete Souto.

Seduc apresenta para vice prefeita de São Leopoldo, no RS, experiências do Programa Escola Digna

Na conversa, Anderson Lindoso e Nadya Dutra falaram da concepção do Programa Escola Digna, criado em 2015, com o propósito de transformar a Educação do Maranhão em um ensino de qualidade e de resultados. Foram abordadas temáticas como a substituição de estruturas inadequadas em prédios de alvenaria e estruturado; formação de professores; avanço no Ideb; Programa Mais Ideb; Escola de Tempo Integral; Educação Indígena e suas peculiaridades; Regime de Colaboração com os Municípios, entre outros aspectos.

Também, foi discutido o investimento na valorização dos professores, como o plano de cargos e carreiras, onde nos quatro primeiros anos de gestão, o governador Flávio Dino garantiu a mais de 26 mil professores progressões, promoções e titulações em suas carreiras, além do melhor salário pago à categoria no país.

“Eu dou parabéns ao estado pela gestão. É um trabalho extremamente eficiente, que tenho certeza que não é só uma preocupação com o presente, é uma gestão de futuro. Isso é importante diante do que se vive no país. Lá no Rio Grande do Sul, nós tivemos dois governos, o anterior e o atual, que se ausentaram da educação do estado e deixaram os municípios à deriva, cada um se virando como pode. O Governo Federal, também, não nos dá o aporte financeiro necessário, reduz a cada momento os investimentos, assim os municípios vivem com muita dificuldade. E a gente vê que o Maranhão vai na contramão disso, o governo consegue conceber um estado para todos, e isso é um grande exemplo para o nosso país, de que precisamos saber fazer as nossas escolhas. Estou bastante satisfeita com o que eu vim buscar”, declarou Paulete.

Para a Seduc, a visita é um reconhecimento ao esforço e aos investimentos que o estado vem fazendo na educação, ao mesmo tempo que fortalece o desejo de continuar trabalhando em prol da melhoria do ensino e da aprendizagem. “Essa visita mostra que nós fizemos a escolha certa, seguimos o caminho certo. O governador Flávio Dino fez a grande escolha ao priorizar a educação, e assim trouxe grandes avanços para o estado, tirando-o das notícias e referências ruins que antes existiam com relação ao Maranhão. Hoje, estamos sendo referência, porque temos políticas educacionais que valorizam os educadores, os estudantes e temos a educação como grande vetor de transformação social. Essa visita fortalece nosso trabalho e mostra que todo esforço não está sendo em vão, que todo trabalho pelo estado, de passar dias focado em produzir um material para que nossos estudantes possam avançar, vale muito a pena. É um estímulo para que a gente possa continuar nesse caminho”, disse Anderson Lindoso.

“Essa reunião revela a liderança do governador Flávio Dino que optou pela política de educação para fomentar as políticas públicas do estado, para boa aplicação dos recursos públicos. É um ânimo e a certeza de que a educação do Maranhão avança para uma concepção de uma educação de qualidade social, não envolvendo só os atores do Maranhão, mas, também, extrapolando nossos limites geográficos e alcançando outras pessoas que veem excelência e resultados no trabalho feito. Isso estimula e nos dá mais gana para continuarmos buscando imprimir no Maranhão uma educação que transforme a vida das pessoas”, afirmou Nadya Dutra.

Texto: Luana Muriella
15/03/2019