20/10/2020 5:28 pm

Webinário discute Alfabetização no contexto do ensino remoto no território maranhense

Webinário Alfabetização no Contexto do Ensino Remoto no território maranhense

Em continuidade ao Ciclo de Formação Municipal, ação do Pacto Pela Aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nessa segunda-feira (19), o Webinário Alfabetização no Contexto do Ensino Remoto no território maranhense: limites e possibilidades. O Webinário teve a participação da professora Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, do Departamento de Educação I, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). O evento foi transmitido pelo canal YouTube da Secretaria, com mediação da supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Fernanda Ferraz, e teve quase 6 mil acessos.

Antes da professora Marise Marçalina dar início à palestra, a secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, deixou um recado, dando boas-vindas aos participantes do evento e destacou a importância do planejamento para que a formação seguisse uma linha de discussão, onde os temas pudessem abordar elementos do contexto atual, preservando o seu objetivo.

“Apesar do momento de pandemia, de todos os desafios, das incertezas destes tempos, a equipe do Pacto planejou com dedicação e adequou os temas, relativos à formação, a esse momento. O objetivo foi seguir levando a formação, sem tirar o foco, os nossos olhos e objetivos de alfabetizar todas as crianças que estão em escolarização no nosso território”, defendeu.

A professora Marise Marçalina iniciou a palestra apresentando uma carta, onde descreve em um dos trechos que se viu diante de desafios nunca imaginados, referindo-se ao momento de crises e incertezas, causados pela pandemia da Covid-19.

“Confesso a vocês que tremi na base, literalmente. Então, pensei: seriam estes desafios inalcançáveis, (des)humanos? Refleti sobre o que aprendi, meus saberes, fazeres e quereres ao longo da minha história de formação. Lembrei das minhas crenças dos princípios e itinerários de formação, do trabalho coletivo com outros professores e estudantes. Essa ideia foi pautando a travessia para além da pandemia, fui descobrindo novas razões de resistência e luta. Foquei na ética da profissão, no exercício da docência e mergulhei nesse mar de incertezas com a certeza de que era preciso continuar a luta, educando, formando professores do meu/seu jeito, a forma que souber, inventando o que não tiver, mas sempre convicta de que é possível ensinar e aprender em qualquer tempo”, descreveu.

O Webinário tinha como foco a alfabetização no contexto do ensino remoto e a professora Marise Marçalina definiu o que é alfabetizar no cenário atual. “Alfabetizar em tempos de pandemia é um ato revolucionário de resistência e luta por um mundo melhor”, exprimiu.

Durante a palestra, a professora Marise destacou algumas atividades que podem ser propostas às crianças que não têm acesso à tecnologia, entre elas a criação de rodas de leitura, contação de histórias, escrita espontâneas, jogos de palavras, projetos de letramento, literatura infantil, entre outras atividades.

Maria da Penha Viana Silva expressou o seu sentimento sobre as informações trazidas pela palestrante. “Parabéns, professora, pela socialização desse texto tão motivador e inspirador para nós educadores”, declarou.

Edenice Matias Costa elogiou a iniciativa do Governo pela realização do evento e parabenizou a palestrante. “Parabéns à Seduc e à professora Marise Marçalina pelo excelente Webinário. Muito aprendizado nessa tarde”, afirmou.

O evento teve a parceria da Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Fundação Vale, do Instituto Natura, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Fundo Internacional de emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
20/10/2020

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