Em continuidade ao Ciclo de Formação Municipal, ação do Pacto Pela Aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nessa segunda-feira (19), o Webinário Alfabetização no Contexto do Ensino Remoto no território maranhense: limites e possibilidades. O Webinário teve a participação da professora Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, do Departamento de Educação I, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). O evento foi transmitido pelo canal YouTube da Secretaria, com mediação da supervisora do Regime de Colaboração da Seduc, Fernanda Ferraz, e teve quase 6 mil acessos.
Antes da professora Marise Marçalina dar início à palestra, a secretária adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, deixou um recado, dando boas-vindas aos participantes do evento e destacou a importância do planejamento para que a formação seguisse uma linha de discussão, onde os temas pudessem abordar elementos do contexto atual, preservando o seu objetivo.
“Apesar do momento de pandemia, de todos os desafios, das incertezas destes tempos, a equipe do Pacto planejou com dedicação e adequou os temas, relativos à formação, a esse momento. O objetivo foi seguir levando a formação, sem tirar o foco, os nossos olhos e objetivos de alfabetizar todas as crianças que estão em escolarização no nosso território”, defendeu.
A professora Marise Marçalina iniciou a palestra apresentando uma carta, onde descreve em um dos trechos que se viu diante de desafios nunca imaginados, referindo-se ao momento de crises e incertezas, causados pela pandemia da Covid-19.
“Confesso a vocês que tremi na base, literalmente. Então, pensei: seriam estes desafios inalcançáveis, (des)humanos? Refleti sobre o que aprendi, meus saberes, fazeres e quereres ao longo da minha história de formação. Lembrei das minhas crenças dos princípios e itinerários de formação, do trabalho coletivo com outros professores e estudantes. Essa ideia foi pautando a travessia para além da pandemia, fui descobrindo novas razões de resistência e luta. Foquei na ética da profissão, no exercício da docência e mergulhei nesse mar de incertezas com a certeza de que era preciso continuar a luta, educando, formando professores do meu/seu jeito, a forma que souber, inventando o que não tiver, mas sempre convicta de que é possível ensinar e aprender em qualquer tempo”, descreveu.
O Webinário tinha como foco a alfabetização no contexto do ensino remoto e a professora Marise Marçalina definiu o que é alfabetizar no cenário atual. “Alfabetizar em tempos de pandemia é um ato revolucionário de resistência e luta por um mundo melhor”, exprimiu.
Durante a palestra, a professora Marise destacou algumas atividades que podem ser propostas às crianças que não têm acesso à tecnologia, entre elas a criação de rodas de leitura, contação de histórias, escrita espontâneas, jogos de palavras, projetos de letramento, literatura infantil, entre outras atividades.
Maria da Penha Viana Silva expressou o seu sentimento sobre as informações trazidas pela palestrante. “Parabéns, professora, pela socialização desse texto tão motivador e inspirador para nós educadores”, declarou.
Edenice Matias Costa elogiou a iniciativa do Governo pela realização do evento e parabenizou a palestrante. “Parabéns à Seduc e à professora Marise Marçalina pelo excelente Webinário. Muito aprendizado nessa tarde”, afirmou.
O evento teve a parceria da Associação Bem Comum, Fundação Lemann, Fundação Vale, do Instituto Natura, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Fundo Internacional de emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
20/10/2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI