28/10/2020 3:01 pm

Webinário orienta gestores e equipes escolares sobre Busca Ativa Escolar do Unicef

Como parte das iniciativas do Governo do Estado para a garantia do direito à educação de crianças e jovens maranhenses, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveu, nesta terça-feira (27), o Webinário Busca Ativa Escolar, com gestores e equipes escolares, pela implementação da iniciativa nas unidade de ensino.

O Busca Ativa é uma iniciativa do Unicef e, diante do contexto de pandemia, foi necessário um novo olhar para essa estratégia bem-sucedida, que tem como objetivo passar orientações do funcionamento da plataforma na rede pública, para sistematizar as informações e ajudar na reintegração dos estudantes às atividades escolares, com participação mais direta da comunidade escolar nesse processo.

O evento contou com a participação da supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Ádria Utta, e do consultor de Educação e Proteção à Criança do Unicef no Maranhão, Ângelo Damas.

“O objetivo principal da Busca Ativa Escolar, no contexto de crise e emergência, é a manutenção e o fortalecimento do vínculo do estudante com a escola e o retorno desse vínculo, caso ele já tenha sido perdido. Nós sabemos que a escola já vem realizando essas ações de busca aos estudantes, mas os registros, por meio da plataforma, nos permitem que as outras áreas, como educação e assistência social, também tenham acesso às informações desses estudantes, dessas famílias e assim, juntos, nós possamos atendê-los da melhor forma possível”, destacou Ádria Utta.

Depois de explicar o processo de utilização do Busca Ativa Escolar aos gestores e equipes escolares, Ângelo Damas destacou: “A gente desenvolveu a plataforma para dar todo o suporte para vocês, que facilitará o processo da mobilização da busca ativa. Sabe-se que o trabalho não é fácil, mas aí estão reunidos elementos para apoiar essa mobilização e que estão prontos para ser utilizados”, observou.

Durante o evento, foi anunciado o cronograma de ações para manter as crianças e os adolescentes estudando e incluir aqueles que deixaram de participar das atividades oferecidas durante o isolamento social ou que já estavam fora da escola. Em destaque, o dia D da Busca Ativa do Maranhão será realizado no dia 4 de novembro e mobilizará toda a comunidade escolar do Estado, para trazer os estudantes para o convívio escolar. Além do Webinário, realizado nesta terça-feira (27), acontecerão outras atividades durante o mês de novembro.

Sobre a realização do Webinário, Valéria Dorotéa expressou: “Precisamos garantir o direito de meninos e meninas à educação. O Busca Ativa Escolar e uma estratégia excelente que fortalece o nosso trabalho. Parabéns ao Unicef e à Seduc do Maranhão”, elogiou.

Ieda Martins, do Centro Ensino Josué Montello, disse que a escola já realiza atividades relacionadas à Busca Ativa, mas que agora o trabalho será mais sistematizado. “Toda equipe escolar tem se mobilizado na busca ativa de seus estudantes e tem logrado êxito em muitos casos. Agora, continuaremos de forma mais estruturada e trazendo novos parceiros”, expressou.

Fonte: Seduc
Texto: 
Luana Muriella28/10/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI