3/06/2024 7:45 pm

X FESTIAFRO 2024, realizado pela CEIRI/UREI, revela potencialidade de estudantes

Premiação do 1º lugar e Aclamação Popular, Categoria Ensino Médio – IEMA Pleno Imperatriz Newton Barjonas Lobão

Nos dias 24 e 28 de maio, o Teatro Ferreira Gullar recebeu o X Festival de Interpretação Teatral da Literatura Negra (X FESTIAFRO/24), com a participação de 18 escolas públicas, 177 estudantes inscritos, com público aproximadamente de 800 pessoas. O evento ficará marcado na vida de muitos estudantes, que puderam demonstrar suas potencialidades educacionais e artísticas, conquistando os aplausos do público e o reconhecimento pelos seus esforços. Entre as escolas vencedoras, estão o IEMA Pleno Imperatriz Newton Barjonas Lobão; Centro Educa Mais Caminho do Futuro; e o CE Amaral Raposo.

O FESTIAFRO, que um projeto educativo, cultural e antirracista, é realizado pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA), por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) e da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI).

O evento tem a parceria da Defensoria Pública do Estado do Maranhão/Comarca de Imperatriz; Secretaria Municipal de Educação (SEMED-ITZ), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade Racial; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Associação Artística de Imperatriz (ASSARTI); do Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCN-NC); do Coletivo Arco-ITZ; do Cuscuz filmes, Edison Produções e de outros apoiadores do evento.

No dia 24, aconteceu a 1ª Etapa do Festival, fase classificatória. Os estudantes demonstraram criatividade, compromisso e protagonismo estudantil, por meio de interpretações de obras literárias e músicas negras. A professora Eró Cunha, coordenadora da CEIRI/UREI e organizadora do FESTIAFRO, conta sobre a satisfação de ver o projeto sendo realizado.

“O Teatro Negro trabalhado nas escolas, por meio de pesquisas, leitura e produção, é mais uma alternativa para fortalecimento do ensino público de qualidade, no enfretamento e promoção de ações antirracistas, e na conexão com nossas raízes, cultura, história e ancestralidade. A realização do Festiafro é uma ação necessária e urgente por se propor a consolidar o protagonismo estudantil e instigar o talento e a potência criativa de nossos/as estudantes. O Festiafro de 2024 foi pura potência!”, finalizou Eró.

A grande final aconteceu no dia 28, com 12 escolas classificadas na 1ª etapa (06 municipais e 06 estaduais). O evento contou com um bom público, composto por estudantes da rede pública e seus familiares, professores/as, gestores/as escolares, técnicos/as pedagógicos/as da URE-Imperatriz e a comunidade em geral.

A noite da final também foi marcada pelo show da cantora e compositora Ruaní, que também é professora da Rede Estadual de Ensino, e pela apresentação do Grupo Infantil de Dança Africander, que é coordenado pela professora da Rede Municipal, Ivonete Nascimento de Carvalho.

Os jurados técnicos avaliaram as apresentações tendo como critérios: interpretação, criatividade/originalidade, figurino/elementos cênicos, voz e presença de palco. Ao final da noite, os resultados foram divulgados e logo em seguida foi realizada a premiação do primeiro, segundo e terceiro lugares, por categorias.

Para a estudante Giulia Conceição Zielinski, da 3ª Série, do Ensino Médio parcial, do Iema Pleno Imperatriz Newton Barjonas Lobão, que foi a escola premiada duplamente, em 1º Lugar, pelo júri técnico, e por Aclamação Popular, o Festiafro foi uma experiência única que levará por toda a vida.

“Eu sempre amei teatro e tudo que envolve artes. Dessa forma, participar do Festiafro, com temática antirracista, foi muito bom, porque é muito necessário falar sobre isso. Então, eu e meus colegas deixamos nossa contribuição no Festiafro. Foi muito bom ver que o nosso esforço valeu a pena”, expressou Giulia.

A gestora pedagógica do Iema Pleno de Imperatriz, professora Joseane de Almeida Carvalho Pontes, contou emocionada sobre o resultado do Festiafro. “Estamos profundamente orgulhosos com a apresentação dos nossos estudantes e destaco também o trabalho da professora de Língua Portuguesa Josilene de Alencar Silva, porque ela já estava trabalhando com os alunos o texto O Navio Negreiro, nas aulas de Literatura. Trabalhar com a arte as temáticas antirracistas é profundamente relevante, porque a mensagem chega mais rápido, emociona, faz pensar, analisar a situação e denunciar algo que precisa ser retirado do nosso meio”, ressaltou a gestora do Iema Pleno de Imperatriz.

CATEGORIA: ENSINO MÉDIO

1º Lugar e Aclamação Popular

ESCOLA: IEMA Pleno Imperatriz Newton Barjonas Lobão

TEXTO: O Navio Negreiro
AUTORIA: Castro Alves

2º Lugar

ESCOLA: Centro Educa Mais Caminho do Futuro
TEXTO: Um grito Negro (inspirado no texto Cântico Negro, de José Régio)
AUTORIA: Texto coletivo (estudantes e professora orientadora).

3º Lugar

ESCOLA: CE Amaral Raposo
TEXTO: Batuques da Alma
AUTORIA: Ana Maria

CATEGORIA: ENSINO FUNDAMENTAL

1º Lugar

ESCOLA: EM Marly Sarney

TEXTO: Adaptação de negrinha (Monteiro Lobato) – EU TENHO NOME

AUTORIA: Tiago dos Santos Oliveira.

2º Lugar e Aclamação Popular

ESCOLA: EM Ipiranga

TEXTO: Xica da Silva

AUTORIA:  Sillas Freire

3º Lugar

ESCOLA: EM Juscelino Kubitschek

TEXTO:  Conceição Evaristo: de ajudante de lavadeira a deusa das letras negras

AUTORIA: Leydianne da Silva Ferreira.

03/06/2024
Texto e Fotos: Aparecida Marconcini