A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, nos dias 18 e 19 de setembro, o 2º Ciclo Formativo Estadual da Rede Nacional de Articulação, Formação e Mobilização de Alfabetização (Renalfa) no Maranhão. O encontro, que dá continuidade à programação realizada no último mês nas 20 Unidades Regionais de Educação, terá como tema “Os principais desafios e contribuições da Renalfa para a consolidação de políticas públicas de alfabetização das crianças maranhenses”. O evento acontece no Blue Tree Towers Hotel, em São Luís.
A iniciativa reúne articuladores municipais e regionais da Renalfa, fortalecendo as ações do Pacto pela Aprendizagem, compromisso firmado entre Estado e municípios. O objetivo é ampliar estratégias pedagógicas que assegurem a alfabetização de todas as crianças na idade certa e incentivar o compartilhamento de experiências exitosas que impulsionam a alfabetização no território maranhense.
Atualmente, a Renalfa conta com 60 Articuladores Regionais e 217 Articuladores Municipais, que atuam para o fortalecimento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. As ações incluem o aprofundamento e compreensão sobre o cálculo de metas para os indicadores do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA) e do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), além de reflexões sobre a construção de estruturas de governança sustentáveis para a educação no estado.
Serviço
O quê: 2º Ciclo Formativo Estadual Renalfa 2025
Quando: 18 de setembro
Horário: 14h
Onde: Auditório Blue Tree Towers São Luís
Porta-voz: Jandira Dias, Secretária de Estado de Educação
Francisco Assis, Secretário Adjunto de Gestão de Redes de Ensino e Aprendizagem
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA (18/09)
13h – Credenciamento
13h30 – Apresentação Cultural
14h – Acolhimento aos participantes
14h30 – Solenidade Institucional
15h – Painel Temático 1:
Desafios e Contribuições da Renalfa para a consolidação de políticas públicas para a alfabetização das crianças maranhenses.
16h – Painel Temático 2: Ações de formação continuada para a promoção de um ensino de qualidade no âmbito do CNCA.
SEXTA-FEIRA (19/09)
8h às 12h – Oficina Pedagógica: Procedimentos para Participação na 2ª Edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
14h às 17h – Oficina Pedagógica: Desvendando o Cálculo de Metas para os Indicadores SEAMA e ICA
16h – Painel Temático 3:
Estruturas de governança sustentáveis para implementação de uma aprendizagem equânime nas redes de ensino municipais.
Coffe-break e Encerramento
Fonte: Seduc/MA
16/09/2025
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI