O Maranhão segue colhendo os frutos dos investimentos estruturais e pedagógicos realizados nos últimos anos na rede estadual de ensino. Os dados divulgados pelo Censo Escolar 2024 revelam importantes conquistas: o estado ocupa a 4ª colocação nacional em oferta de escolas de tempo integral para o ensino fundamental, ampliou a matrícula em todas as modalidades de ensino e alcançou a marca de 88% das matrículas do ensino médio, sob responsabilidade do Governo do Estado.
Com um crescimento nas matrículas totais, o estado também apresentou avanços significativos na escolarização de estudantes no tempo adequado. A taxa de distorção idade-série caiu de 19,7% em 2023 para 18,7% em 2024, demonstrando que cada vez mais estudantes estão progredindo nos estudos conforme a idade ideal.
A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, comemorou os números e reforçou o compromisso da gestão com a equidade e a qualidade educacional. “Estamos promovendo uma verdadeira transformação na educação do Maranhão. O aumento das matrículas reflete um conjunto de ações que vão desde a valorização dos nossos profissionais até o fortalecimento da infraestrutura escolar. A expansão do ensino integral é estratégica, pois permite que nossos estudantes permaneçam mais tempo na escola, com mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento”, afirmou.
O ensino profissionalizante também registrou avanços expressivos. Com mais escolas ofertando cursos técnicos integrados ao ensino médio, o Maranhão vem ampliando o leque de oportunidades para a juventude maranhense. “A educação profissional tem papel central na construção de um projeto de vida para nossos jovens. É gratificante ver que os investimentos estão se revertendo em aumento de matrículas e maior atratividade das nossas escolas”, destacou o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Mathias.
Outro destaque, foi a universalização do atendimento de estudantes com deficiência, que estão 100% matriculados em turmas regulares, reafirmando o compromisso do estado com a inclusão e a educação especial.
A Secretária Adjunta de Gestão de Redes de Ensino e Aprendizagem, Nadya Dutra, também ressaltou que os avanços após a divulgação dos resultados refletem um trabalho coerente e comprometido com a escuta das juventudes e com a construção de um ensino de qualidade. “O planejamento da rede está focada nas necessidades das juventudes, promovendo uma articulação no ensino que visa alcançar a formação integral dos jovens, enquanto busca reparar as lacunas de aprendizagem causadas por eventos recentes, garantindo permanência do estudante na escola e um aprendizado pautado na equidade e na qualidade social,” destacou.
A Secretaria de Estado da Educação reforça que seguirá priorizando políticas públicas que garantam o acesso, permanência e sucesso dos estudantes na trajetória escolar. Os números do Censo Escolar 2024 são prova de que o Maranhão está no rumo certo para consolidar uma educação pública mais justa, inclusiva e transformadora.
Fonte: Seduc/MA
10/04/2025
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI