O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), marca presença na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece de 06 a 11 de outubro. A delegação maranhense, formada por 30 representantes – entre alunos, professores e membros da comissão organizadora –, leva para o debate nacional projetos e ideias focados em sustentabilidade e justiça climática.
Os jovens selecionados são oriundos da Conferência Estadual da CNIJMA, que levaram projetos e ideias baseados na temática “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, realizada em São Luís entre 5 e 8 de agosto. Na etapa estadual, 80 escolas das redes estadual, municipal e comunitária mobilizaram adolescentes de 11 a 14 anos em torno de propostas criativas e inovadoras para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas.
Durante a VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a estudante Kaylane Vitória Nascimento Pinheiro, da Unidade Integrada Costa Ferreira, do município de Paulo Ramos, destacou a importância de agir coletivamente em defesa do planeta. “Foi um momento único de aprendizado e troca. Queremos repassar o que aprendemos e incentivar todos a preservar e cuidar do meio ambiente, com responsabilidade e sustentabilidade”, afirmou.
A delegação maranhense é formada por 20 delegados, entre eles, estudantes do campo, indígena, quilombola e surda. A comitiva também conta com 3 professores acompanhantes, 4 integrantes da Comissão Organizadora Estadual (COE) e 3 jovens facilitadores, figuras-chave para o andamento dos trabalhos e debates.
Para a Coordenadora Estadual do evento, Avanne Dominici, é um importante chamado à reflexão e à ação diante da crise climática. Ela ressaltou que o Maranhão, por meio da Seduc, mobilizou escolas de diferentes redes de ensino para construir propostas de enfrentamento voltadas à justiça climática e à melhoria da qualidade de vida. “Ver 20 estudantes maranhenses protagonizando essa etapa nacional é animador, pois reforça que a coletividade é essencial para transformar os cenários que ameaçam o nosso futuro”, destacou.
A participação do Estado na VI CNIJMA evidencia o compromisso do governo do Maranhão bem como das SEMEDs envolvidas nesse processo, incentivando a reflexão sobre o papel de todos na construção de um futuro mais sustentável, em crianças e adolescentes.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI