O primeiro dia do ano letivo de 2020, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), Unidade Rio Anil, foi marcado por expectativa e muita alegria. Nesta segunda-feira (16), pais, professores e, principalmente, os novos estudantes foram recepcionados para desenvolverem o sentimento de pertencimento.
Verônica Stella, 14 anos, estudante do 1º ano, do curso técnico de Gerência em Saúde, revelou que a escola vive um novo momento e elogiou a forma como foi acolhida. “No primeiro dia de aula, eu já gostei bastante, porque fui bem acolhida. Além de trazer boas experiências, significa um novo começo da escola, coisas novas virão. Eu espero que esses três anos sejam maravilhosos para mim e para os outros alunos”, concluiu.
Denilson Carvalho, 15 anos, também estudante do 1° ano do curso técnico de Gerência em Saúde, falou sobre o que espera como estudante do IEMA. “As minhas expectativas são as melhores, porque o Instituto é considerado uma das melhores escolas do Maranhão. Então, espero que daqui a três anos eu esteja formado, indo para a faculdade. Acredito que a instituição irá me oferecer várias oportunidades que eu levarei para a minha vida toda”, elogiou.
Paulo Roberto Borralho, Jovem Protagonista Acolhedor UP São LuÌs, Centro, durante aula, no IEMA Rio Anil
Paulo Roberto Borralho, Jovem Protagonista Acolhedor UP São Luís – Centro, assegurou que os estudantes ficaram muito felizes com o acolhimento. “Os estudantes interagiram bastante, todos foram muito comunicativos. Eles têm o espírito de liderança, querem participar, gostaram da proposta do IEMA, da ideia de serem protagonistas. Estamos muito felizes pelos resultados de tudo que está acontecendo aqui”, avaliou.
Este ano, a escola inicia um novo modelo de educação e ofertará, aos estudantes do 1º ano, o ensino em tempo integral, oferecendo os cursos técnicos de Marketing, Informática para internet, Administração, Gestão em Saúde e Logística, contemplando 465 alunos, que serão formados em três anos. No total, a escola possui 2820 alunos, distribuídos em todas as modalidades de ensino.
Olivar Araújo Júnior, gestor do IEMA, revelou que o ano letivo só começou agora porque a escola passou por adaptações para receber melhor os estudantes, que terão o ensino em tempo integral, e destacou que as mudanças vão beneficiar ainda mais os alunos e moradores do bairro.
“Estamos retomando as nossas atividades para o ano letivo de 2020. Todo esse tempo, a escola foi preparada e recebeu um amplo investimento em infraestrutura e melhoria das salas, das acomodações, para que nós recebêssemos os nossos alunos. Tenho certeza de que tudo que foi feito valerá a pena quando percebermos a evolução dos nossos estudantes e a sua inserção no mercado de trabalho”, concluiu Olivar Junior.
Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
Fotos: Lauro Vasconcelos
16/03/2020
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI